AS BASES DO
CASAMENTO CRISTÃO
Data: 21 de Abril de 2013 Hinos
sugeridos 299, 398, 531.
TEXTO ÁUREO
Vos, maridos, amai vossa mulher, coma também
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5. 25).
VERDADE PRÁTICA
O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base o amor a Deus e
ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.
LEITURA DIÁRIA
Segunda. Hb. 13. 4 O valor espiritual do
casamento.
Terça. Ef. 5. 25 O amor do marido pela
esposa.
Quarta. Tt. 2. 4 O amor da mãe pelos
filhos e o marido.
Quinta. 1 Pe. 3. 7 O esposo deve honrar a
esposa.
Sexta. Ef. 5. 33 A mulher reverencia o
marido.
Sábado. 1 Co. 7. 2 O casamento resguarda da
prostituição.
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Efésios 5.22 - 28
,31, 33
22 - Vos, mulheres, sujeitai-vos a vossa marido, coma ao Senhor;
23 - porque o marido e a c a beca da mulher, como
também Cristo e a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a Igreja esta suje Ha a Crista, assim
também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
25 - Vos,
maridos, amai vossa mulher, coma
também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 - para a santificar, purificando-a com a
lavagem da água, pela palavra,
27 - para a apresentar a si mesma igreja gloriosa, sem macula, nem
ruga, nem coisa semelhante, mas santa e Irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio
corpo. Quem ama a sua mulher ama se a si mesmo.
31 - Por isso, deixara a homem seu pai e sua mãe
e se unira a sua mulher; e serão dois numa carne.
33 - Assim também vos, cada um em particular
ame a sua própria mulher com o a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
INTERAÇÃO
Inicie a aula pedindo aos alunos que citem algumas características de
um casamento bem-sucedido. A medida em que forem citando, anote as características em uma falha ou escreva-as
na quadro . Apos ouvir os alunos,
explique que tais características oferecem uma ideia dos propósitos de Deus
para a vida a dois. Ressalte o
fato de que, instituído por Deus, a casamento tem o objetivo de ser a base da família
e, consequentemente, de toda a sociedade. Lembre que a Igreja deve fazer soar sua voz profética, denunciando tudo
que pode destruir o casamento monogâmica e heterossexual.
OBJETIVOS
Apos esta aula, o
aluno devera estar apta a:
Compreender qual e a verdadeira vontade divina para o
casamento.
Conscientizar-se da importância do amor mutuo e verdadeiro
para se estabelecer uma família.
Enfatizar a importância da fidelidade conjugal no casamento.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza como puder o esquema abaixo:
1 Coríntias 7, 11 6: O relacionamento conjugal entre o marido e a mulher (vv.
1-7); os solteiros ( w . o casamento cristão e. o misto (vv. 12-16); d
casamento e o serviço cristão (25-38) Explique que este capitulo é um tratado a respeito do matrimonio
e da relacionamento familiar. O objetivo do capitulo é mostrar aos coríntios
que o não estava e-jamais estará ultrapassado. Paulo revela aqui Importância do
casamento, deitando em claro que ele e uma aliança divina Indissolúvel.
PALAVRA
CHAVE Amor Conjugal: O amor entre os
cônjuges.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Por ser uma
instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se
admirar que o matrimonio venha sendo ridicularizado sistemática e violentamente
pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina
quanto ao casamento e
aplica-la em nossa vida diária. Na epistola aos Hebreus, as Escrituras ensinam:
Venerado seja entre todos O matrimonio e O leito sem macula (1 3.4). Tal
verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado
e valorizado.
I - A VONTADE DE DEUS PARA O
CASAMENTO
1. Um plano global. Tomo expressão de sua vontade, o
Criador ordenou, logo no principio, que o homem deixasse pai e mãe o se unisse
a sua mulher, para que ambos fossem "uma carne" (Gn 2 .7A). E exatamente o que acontece no
ato conjugal, sendo esta a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não:
que a humanidade crespa e, através da união legitima entre um homem e
uma mulher, multiplique-se
2. Os indicadores da vontade de Deus. Ao aconselhar os jovens
em relação ao namoro, noivado e casamento, e preciso orienta-los para que'
tomem decisões conscientes. Nesse particular, e preciso buscar a vontade de Deus,
cujos indicadores são:
a ) A Paz de Deus na coração. Um
dos sinais da aprovarão divina quanto ao que fazemos, ou pretendemos Fazer, e o
sentimento de paz interior, que nos domina ui pensamentos e as emoções (Cl
3.15),
b) O comportamento pessoal. Se alguém não honra
os pais, como honrara o seu cônjuge? Se o noivo não respeita a noiva,
demonstrando um ciúme doentio a ponto de não lhe permitir que converse ate mesmo
com pessoas da própria família, Isso evidencia claramente que ele esta fora da aprovação
divina. Tal relacionamento não dará certo.
c) Naturalidade. Procurar
“casa de profetas" para saber se o casamento e ou não da vontade de Deus e
muito perigoso. Quando o relacionamento e da vontade divina, um sente amor pelo
outro, sente falta do outro, considera o outro, demonstra afeto pelo outro. Tudo
flui naturalmente. Além disso, os pais aprovam o namoro e a igreja o reconhece.
Estes indicativos realçam que Deus esta de acordo com esta união.
d) Os princípios de santidade.
Sabemos
que as tentações sobre os. namorados e noivos são fortes. Mas não devemos nos
esquecer: a santidade é um requisito básico para a felicidade conjugal. Um relacionamento
que não leva em conta o principio da castidade já esta fora da orientação divina.
Portanto, se o namoro ou o noivado é marcado
por atos e praticas que ofendem a Deus. É sinal de que o relacionamento já esta
fadado ao fracasso (1 Co 6.18-30). O sexo antes e fora do casamento é pecado (Êx
20.14; 1 Ts. 4.3]. Ha virgindade, tanto do rapaz, quanto da moça, continua a
ser muito importante aos olhos de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO (1)
Deus ordenou, logo no
principio, que o homem deixasse
pai e mãe e se unisse a sua
mulher, para que ambos sejam "uma só carne".
II - O AMOR VERDADEIRO NO
CASAMENTO
1. O dever primordial do casal. O marido que não ama
a própria esposa não pode dizer que obedece a Palavra de Deus Ao contrario, ele
peca por desobediência, pois amar é uma ordem divina. A Bíblia recomenda solenemente:
“Vos. maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo
se entregou por ela" (Ef 5.25). O amor a esposa, ordenado pelas escrituras,
deve ser o mais elevado possível. E semelhante ao amor de Cristo pela Igreja:
Como também Cristo amou a Igreja", Perceba que o termo “como" e um
adverbio de modo. Por conseguinte, o amor do esposo pela esposa deve ser como o
amor de Cristo por sua Igreja, um amor sublime e sem igual.
2. O amor gera união plena. A união é o resultado
do amor sincero. Logo, o esposo deve estar unido à esposa de modo a formar uma
unidade, ou seja, "dois n uma (só) carne (Ef 5.31) Por isso, o apostolo
Paulo ensina: "O marido pague a mulher a devida benevolência, e da mesma
sorte a mulher, ao marido" (1 Co 7.3). Isto quer dizer igualdade e
reciprocidade no casamento; marido e mulher são iguais nos haveres de um para com
o outro. Isso exige do casal união de pensamentos, de sentimentos e de propósitos.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
O marido que não ama
a esposa não pode dizer que obedece a Palavra de Deus.
III - A FIDELIDADE CONJUGAL
1. Fator indispensável a estabilidade no casamento. Além de proporcionar
segurança espiritual e emocional, a fidelidade é indispensável ao bom relacionamento
conjugal. Sem fidelidade, o casamento desaba. As estruturas do matrimonio não foram
preparadas para suportar o peso da infidelidade, cujos efeitos sobre cada família
são devastadores. O adultério é Tremendamente destrutivo tanto para o homem
como para a mulher (l Co 6. I8, 20).
2. Cuidado com os falsos padrões. O amor que se vê nos filmes, novelas e revistas
seculares esta longe de preencher os requisitos da Palavra de Deus. É
falso e pecaminoso. O
verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo para com a Igreja. Através de Malaquias,
o Senhor repreendeu severamente os varões israelitas por sua infidelidade
conjugal (Ml 2,13-16). Biblicamente, o casamento e uma aliança que deve
perdurar ate a morte de um dos cônjuges.
Não e um
'contrato" com prazo de validade, mas uma união perene, cuja fidelidade e um dos elementos indispensáveis
para que os cônjuges sejam felizes
SINOPSE DO TÓPICO (3)
O verdadeiro padrão
do amor conjugal que deve ser seguido por todos, sobretudo pelo cristão, e o mesmo
que o de Cristo pela Igreja.
CONCLUSÃO
Nosso desejo é que as
Igrejas promovam o crescimento das crianças, adolescentes, jovem e casais na
Palavra de Deus Enfim, q u e toda a família seja edificada em Cristo, Dessa
maneira, demostraremos o valor do casamento bíblico e os perigos das novas configurações
familiares" defendidas e apoiadas pelos que desprezam e debocham dos princípios
divinos. Portanto, que a Igreja faça soar sua voz profética e denuncie as
iniciativas que buscam destruir o casamento monogâmico, heterossexual
e indissolúvel. Se a família não for sadia, a sociedade será enferma.
EXERCÍCIOS
1. Quando o marido se torna "uma só carne" Com a esposa?
R: Durante o ato conjugal.
2. Cite pelo menos três indicadores
da vontade divina no relacionamento.
R: Paz de Deus no coração, o comportamento pessoal com naturalidade.
3. Como deve ser o amor do marido pela esposa?
R:
O amor à esposa, ordenado pelas escrituras, deve ser o mais elevado possível. E
semelhante ao amor de Cristo pela Igreja: Como também Cristo amou a Igreja
4. O que e indispensável à estabilidade na casamento?
R: A fidelidade conjugal.
5. Qual e o verdadeiro padrão do amor conjugal?
R: O
verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo para com a Igreja.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
I
Subsidio Bibliológico
Bom seria que o homem
não tocasse em mulher (1 Co 7.1) (...) A questão questão do casamento é
unicamente dos gentios. Os Judeus de cuja herança do qual Paulo também
compartilhava adotavam uma posição baseada em Gn 2. 18: Não é bom que o homem
esteja só. No judaísmo o casamento era considerado a principal responsabilidade
de todo homem. Mas alguns coríntios convertido da cultura geral, com atitudes negligentes
em relação ao sexo e indecisos sobre a extensão da pureza moral á qual eram
exortados em Cristo, foram para outro extremo. Também é provável que, para
alguns, seu passado de relacionamento sexual havia se tornado uma questão de
orgulho, uma base para a pretensão aquela espiritualmente superior à qual
muitos se inclinavam, desejando ter um prestigio superior no corpo de Cristo.
A resposta de Paulo
rejeitava este conceito e argumentava a favor de uma expressão normal e plena
dentro do casamento (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-cultural do
Novo Testamento 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.354).
BIBLIOGRÁFIA
SUGERIDA
CRUZ. Elaine. Sócios, Amigos
& Amados. Os três pilares do casamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
YONG. Ed. Os dez mandamentos do
casamento: O que fazer e o que não fazer para manter uma aliança por toda a
vida. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
SAIBA
MAIS
Revista Ensinado Cristão CPAD, n" 54,
p,37.
O casamento e uma
instituição divina, e a Palavra de Deus nos mostra em diversos textos a importância
dele diante de Deus e da sociedade.
Dentre as bases do
casamento cristão esta o amor. Nesse aspecto, e importante deixar claro a importância
de utilizarmos o bom senso na escolha do futuro cônjuge. A não ser a descrição
de Genesis 2.22, em que Deus literalmente traz Eva a Adão, a Bíblia não traz
outros textos em que Deus apresenta diretamente uma pessoa a outra. E como a
Bíblia não diz que "Joao" vai se casar com "Josefina",
entendemos que a escolha de uma pessoa para o casamento deve passar pela
orientação geral de Deus e pelo bom senso que Ele da aos Seus servos.
A profecia manifesta
a vontade de Deus, mas, no tocante ao casamento, Deus não se utiliza de
profecias para direcionar casamentos. A função da profecia e exortar, edificar
e consolar, e não casar pessoas. Por isso, não recomendamos profecias
casamenteiras para crentes solteiros. E imprescindível que os casais, ao invés
de buscarem profetas para descobrirem se Deus e favorável a tal união ou não,
analisem a forma com que o pretendente trata os pais, como se porta na igreja e
fora dela, se e uma pessoa que busca trabalhar e ter uma vida produtiva, se
sabe buscar ao Senhor em oração e obedece a vontade dEle, e se sabe resolver
conflitos de forma adequada.
Outra base para que o
casamento de certo, dentro dos parâmetros bíblicos, e a abstinência sexual dos solteiros
ate o matrimonio e a fidelidade sexual dos casados. A castidade e necessária
tanto para as mocas quanto para os rapazes da igreja, pois diante de Deus não
ha diferença no tocante a santidade do sexo. Os mocos cristãos não podem alegar
que precisam ser experientes sexualmente para desobedecer ao Senhor. E a
fidelidade sexual dos casados e esperada por Deus como requisito de um
compromisso feito no altar, diante do próprio Deus.
A monogamia também e
uma das bases para o casamento cristão, inclusive e uma das características esperadas
de quem esta no ministério pastoral. Um ministro que não respeita a monogamia
perde a capacidade de estar diante do rebanho do Senhor, pois a Palavra de Deus
deixa claro que o obreiro deve ser marido de uma mulher, reiterando a monogamia.
Logo, para que possa ministrar, deve obedecer a Palavra. Caso contrario, que se
afaste do ministério, pois não terá o aval da parte de Deus para permanecer a frente
do rebanho. Deus não espera menos de seus ministros do que espera da igreja.
SUBSIDIOS
EXTRAS
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A História, e mais claramente a História
Contemporânea, demonstra de forma inequívoca que o casamento é um dos alvos
preferenciais das forças satânicas. Sob o pretexto de “evolução”, “progresso” e
“avanços sociais”, novas formas de união têm sido inventadas e aceitas pela
sociedade sem Deus. M as os cristãos devem preservar e cultivar o matrimônio
monogâmico e heterossexual, como uma bênção de Deus
para a humanidade.
Todas as sociedades antigas, que destruíram o
casamento e a família, nos moldes tradicionais, conforme o projeto de Deus,
tiveram seu fim, pela corrupção de suas bases morais e espirituais. Os
materialistas desdenham desse tipo de afirmação. Porém, a Palavra de Deus
assegura que o que o homem semeia isso também colherá, pois Deus não se deixa
escarnecer (G1 6.7). E uma questão de tempo apenas. A cada dia, o império do mal
cresce, com o apoio dos governantes, dos representantes políticos do povo e dos
representantes do poder judiciário, que aprovam leis e normas que contrariam a
Lei de Deus. Porém, um dia todos serão julgados no plano espiritual segundo
suas decisões e escolhas. O Juízo Final aguarda, com sentença já definida, a
sorte dos ímpios (SI 9.17).
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 26, 27.
Certamente não existe problema, na sociedade
ou na própria igreja, mais (Difícil e generalizado do que a questão da impureza
sexual. Surpreendente porção do N.T. se devota a denunciar os vícios sexuais.
(Ver I Cor. 6:15 e ss.). Ali, o argumento contra as praticas sexuais
ilícitas e que somos o ≪corpo de Cristo≫; e nenhum membro
desse corpo pode unir-se impunemente a uma pessoa sexualmente impura; a
formicação e um pecado contra o corpo; o corpo do crente e o templo do Espirito
Santo, pelo que dificilmente pode ser usado para praticas sexuais degradantes.
Não temos corpos para usa-los de maneira errada, porquanto pertencem a Deus, juntamente
com nossos espíritos.
Os gnósticos imaginavam que devemos cooperar
com o sistema mundano, que esta destinado a finalmente ser destruído, com todas
as
coisas materiais. Criam que a própria matéria
e o principio do mal. Assim, poderíamos abusar do corpo, ou mediante o
ascetismo ou mediante a autoindulgência; e, ao assim fazermos, estaríamos cooperando
com a destruição do corpo, sem que isso trouxesse qualquer dano ao espirito.
Porem, o cristianismo nunca visou o corpo ou
a matéria como coisas mas por si mesmas, embora o sexto capitulo da epistola
aos Romanos nos mostre claramente que Paulo reputava o corpo humano uma presa fácil
do pecado, instrumento mui frequentemente usado para o mal. E a experiência humana
também nos ensina tal, o que in d ic a que isso e uma verdade indiscutível.
(Ver I Tes. 4:3 quanto a notas expositivas acerca dos pecados sexuais).
Na sociedade judaica sempre foi tolerada a
poligamia. O N.T. não condena tal pratica, mas exibe um ideal superior. O
Senhor Jesus, em Mat.19:5, ensinou o principio de ≪uma
mulher para cada homem≫, porquanto somente um casal pode formar,
realmente, o ideal de ≪tornar-se-ão ambos uma só carne≫.
As epistolas pastorais proíbem a poligamia no caso dos lideres das igrejas (ver
I Tim. 3:2,12, embora esses versículos, quase certamente, também proíbam ate
mesmo novo casamento de um ministro da Palavra, em caso da morte de sua esposa,
o que e uma posição extrema.
O sexo esta limitado ao matrimonio・.
Não
ha qualquer exceção a isso, em todo ο N.T., embora o A.T. reconhecesse o
concubinato, o contrato de mulheres para um breve período. Nossa lealdade como
crentes, entretanto, deve ser aos princípios mais elevados do N.T., e não aos
ensinamentos relativamente inferiores do A.T.
≪...o leito sem
macula...≫ Essas palavras tem sido exageradas
para que signifique que enquanto as praticas sexuais sejam dentro das relações matrimoniais,
pode-se incluir aberrações e praticas duvidosas. Mas o autor sagrado sem duvida
não tencionou dizer isso. Mui provavelmente ele subentende que deve haver moderação
em tudo, já que o cristianismo em todos os aspectos da vida ensina e exige a normalidade,
e não extremismos.
≪...impuros...≫
e tradução
do vocábulo grego ≪pomos≫, termo geral que indica
≪sexo ilícito≫, e cuja forma
feminina significa ≪prostituta≫. O termo e mais
geral do que ≪formicação≫, ou seja, as praticas
sexuais ilícitas anteriores ao matrimonio. Tal palavra pode indicar qualquer
ato sexual condenável.
≪...adúlteros...≫
No
grego e usado o termo ≪moichos≫, relações sexuais ilícitas
que envolvem pessoas casadas, com pessoas que não são seus cônjuges.
A condenação imposta pelo N.T. (em Gal.
5:19-21), mostra-nos que os
vícios sexuais estão incluídos entre os
pecados que impedem a pessoa de herdar o reino dos céus. O trecho de Efe. 5:6
ensina-nos a mesma coisa. Todo o individuo dominado por algum vicio sexual não
pode ter-se convertido em verdade, e nem pode esperar, com razão, a salvação de
sua alma. O presente versículo promete o juízo de Deus contra a pessoa que pratica
vícios sexuais, ainda que, entre os homens, tais vícios jamais venham a ser
julgados.
Ha certas interpretações implícitas, que estão
vinculadas ao presente texto, a saber:
1. O matrimonio precisava ser defendido dos assédios
dos ascetas, que
negavam a legitimidade do casamento, pelo
menos no caso dos que buscam a serio as verdades espirituais, embora
perfeitamente legitimo para as massas. Não há qualquer evidencia que o autor
sagrado estivesse defendendo o matrimonio como modo de vida, em contraste com o
celibato. Tal problema simplesmente não estava sendo focalizado.
2. A pratica do celibato e uma questão
pessoal, que só pode ser resolvida entre Deus e o individuo, não podendo ser
ditada por qualquer autoridade religiosa, sob a alegação que e mais conveniente
que os ministros vivam solteiros. Apesar do autor sagrado não abordar a questão,
pois tal ideia só surgiu como dogma muitos séculos mais tarde, não sendo
pratica observada nos próprios tempos neotestamentarios, contudo, o matrimonio
e declarado honroso para todos; e isso comprova que, n aqueles dias, não havia ministros,
como uma classe, que tivessem de viver no celibato.
3. Certamente o texto combate, ainda que
indiretamente, a suposição que o matrimonio e estado ≪inferior≫
(ainda que legitimo), em relação ao estado de solteiro. Os preconceitos em
favor do celibato e que tem produzido a supressão das palavras ≪...entre
todos...≫ Assim e que os mss 38, 460, 623, 1836
e 1912, além dos escritos dos pais da igreja Didimo e Cirilo de Jerusalém, Eusébio,
Atanasio, Epifânio e Teodoreto, omitem tais palavras.
≪ ...Entre todos...≫
Essas
palavras podem significar ≪em todos os respeitos≫,
se forem consideradas como neutras, ou então como diz aqui, ≪entre
todos≫, ou seja, um costume de todos, se tais
palavras estiverem no gênero masculino. E ambas as possibilidades estariam de
acordo com os fatos. Entretanto, o termo não admite praticas sexuais anormais,
nem mesmo dentro das relações do casamento, conforme alguns tem dito que o versículo
permite.
Alguns estudiosos pensam que o versículo deve
ser compreendido no imperativo: ≪Que o matrimonio seja
digno de honra entre todos, e que o
leito seja sem macula≫,
etc. Isso e gramaticalmente possível.
≪A maioria dos indivíduos
imorais escapa aos tribunais humanos; mas Deus tem conhecimento daqueles que os
homens não castigam. As imoralidades joviais serão reputa das mui
diferentemente do que são consideradas agora≫. (Faucett, in
loc.).
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo
por versículo. Editora Hagnos. Vol. 5. pag. 658.
13.4 Digno de honra. Deus tem o casamento em
alta conta, o qual ele instituiu na criação (Gn 2.24), mas, para algumas
pessoas na Igreja primitiva, o celibato era mais santo do que o casamento, uma
ideia que Paulo denuncia com vigor em ITm 4.3 A atividade sexual dentro do
casamento e pura, mas qualquer atividade sexual fora do casamento coloca a
pessoa sob o juízo divino. Deus julgara. Deus prescreve consequências serias
para a imoralidade sexual.
ARTHUR. Mac. Bíblia de estudo. Editora Sociedade
Bíblica do Brasil. pag. 1713.
Heb 13.4 Let marriage be held in
honor among all, and let the marriage bed be undefiled; for God will judge the
immoral and adulterous.
NVI NOVO TESTAMENTO Aprendendo inglês
lendo a Palavra de Deus. pag. 237.
13.4 — Venerado seja entre todos o
matrimonio.
O autor agora se volta para alguns problemas relacionados
ao amor humano. Para determinar a intenção completa deste versículo, um ponto
gramatical deve ser resolvido. Na original,
em grego, o verbo e omitido e deve ser fornecido pelo leitor, como e comum no
hebraico e no grego.
Pode-se fornecer um verbo no subjuntivo, seja
o matrimonio, e transformar a frase em uma exortação. Ou pode-se usar um verbo
no indicativo. O casamento deve, e passar a ter um imperativo, como ocorre,
alias, em algumas versões e traduções das Escrituras. O primeiro caso parece
ser o mais adequado, uma vez que o contexto e de
admoestação e o autor esta levantando novo tópico
de exortação. Além disso, sendo a primeira metade do versículo uma exortação, a
segunda metade se adapta melhor. E este, assim, um mandamento de purificação,
em vez de ser uma declaração contra o ensino ascético, que considerava as
relações matrimoniais como sendo prejudiciais. O ensino ascético era um serio
problema naquela época (compare com 1 Tm 4.3);
mas não parece ser a intenção do autor. O
casamento, para ele, e nobre, e o leito matrimonial, imaculado. Deve ser
mantido assim.
Porem (gr. gar) poderia ser traduzido pela conjunção
porque. Manter o relacionamento matrimonial, porque Deus julgara os que assim
não o fizerem.
Os que se dão a prostituição são aqueles que fazem
concessões, geralmente de modo excessivo e sem controle, aos desejos sexuais,
sejam heterossexuais ou homossexuais, fora dos laços do matrimonio.
Adúlteros são os infiéis aos seus votos
matrimoniais.
EarI D. Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne
House. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 665, 666.
I - A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO
1. Um
plano global.
Por quê? Porque faz parte de seu plano divino
que a humanidade cresça e se multiplique, através da união legítima entre um
homem e uma mulher, como vimos no capítulo anterior. A vontade de Deus é que um
homem se case com uma mulher, para formar um lar e uma família, conforme os
ditames de sua santa Palavra.
Face essa “vontade permissiva” de Deus, Ele
não interfere nem direciona um homem para uma mulher. Ele permite aos homens em
geral que ajam conforme suas vontades, até mesmo para praticarem atos
contrários à vontade do Senhor. Assim, cada pessoa tem o direito de, usando o
seu livre-arbítrio, fazer as escolhas que lhe convier para sentir-se bem na
união matrimonial. A vida nos mostra que Deus considera e valoriza o
matrimônio, tendo ele sido celebrado numa igreja evangélica ou não, desde que
subordinado à lei civil, representada pelas autoridades que têm competência
para realizar o matrimônio. A igreja cristã não rejeita um casal, pelo fato de
ter sido unido, em cerimônia legal, num templo de outra religião. Salvo se tal
religião praticar ritos que possam ser considerados diabólicos.
Todas as sociedades antigas, que destruíram o
casamento e a família, nos moldes tradicionais, conforme o projeto de Deus,
tiveram seu fim, pela corrupção de suas bases morais e espirituais. Os
materialistas desdenham desse tipo de afirmação. Porém, a Palavra de Deus
assegura que o que o homem semeia isso também colherá, pois Deus não se deixa
escarnecer (G1 6.7). E uma questão de tempo apenas. A cada dia, o império do mal
cresce, com o apoio dos governantes, dos representantes políticos do povo e dos
representantes do poder judiciário, que aprovam leis e normas que contrariam a
Lei de Deus. Porém, um dia todos serão julgados no plano espiritual segundo
suas decisões e escolhas. O Juízo Final aguarda, com sentença já definida, a
sorte dos ímpios (SI 9.17).
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 28,29.
Gn. 2.24 — No casamento, o homem deve deixar [hb.
‘azab] a sua família de origem e unir-se a sua esposa. Embora este conceito
presuma existência de uma casa distinta da casa dos pais, não significa afastar-se
completamente dos laços que o ligam ao clã ao qual pertence; ate porque, no período
patriarcal, esse tipo de família era bastante comum, próximo e interdependente.
O verbo apegar-se-á [hb. dabaq] fala de união física e dos aspectos gerais dos laços
do matrimonio. No casamento, o homem e a mulher tornam-se uma só carne, e não
apenas nos. Uma só carne [hb. ‘echad basar] sugere vínculos físicos, sexuais e
emocionais, um relacionamento longo e duradouro. Ainda ha duas pessoas, mas,
juntas, estas se tornam uma só (Ef 5.31). A expressão uma só carne fala mais de
uma unicidade (hb. ' ehad) de vontades, que respeita a devida alteridade de personalidade,
não de unidade (hb. yahid). O termo 'ehad e o mesmo usado no famoso Shema, o
credo de Israel, onde Deus e comumente traduzido como o único Senhor (ver Dt
4.4; compare com Ef 5.31).
No Novo Testamento, Jesus se referiu a esse texto
(Gn 2.24) como o fundamento da visão bíblica do casamento (Mt 19.5; 1 Co 6.16).
EarI D. Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne
House. O
Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag.14, 15.
Gn. 2 24. Deixa o homem
pai e mãe, e se une a sua mulher. A instituição do matrimonio, iniciada por
Deus, requer 0 sacrifício de caminhos antigos. Quantos empreendimentos tem sido
deixados de lado porque a pessoa envolvida não pode impedir-se de olhar para
três? Lembremo-nos da esposa de L.. Deixar o antigo para lançar-se ao novo é a
primeira e grande garantia de sucesso. Um homem dividido entre mãe e esposa
acha-se sobre um alicerce muito fraco. Acabar não agradando a nenhuma das duas,
e ambas serão infelizes com ele. Disse Adão: ״Considere o modo como eu tive de
fazer isso. Eu tinha somente a minha esposa". Assim também qualquer outro
homem, quando se casa. tem apenas a sua esposa. Visitas vindas de membros da
antiga família serão suficientes.
O que Esse Ensino
Não Envolve. O autor sagrado não nos encoraja a sermos negligentes no
tocante a nossos pais. Continuemos a servi-los, na medida do possível. O amor
filial continuar rebrilhando. Mas ele diz: “Sai da casa de teus pais!”. Uma mãe
como a terra natal de um homem. Uma esposa é como um país para onde ele migrou.
Ninguém pode viver em dois países ao mesmo tempo. Tal homem ama a ambos, mas
sua presença física manifesta-se na sua nova pátria.
“Por ordem de Deus,
haver. uma conexão mais intima, entre o homem e a mulher, do que pode subsistir
at. mesmo entre pais e filhos" (Adam Clarke, in loc.).
Uma só carne. Essa
afirmação tem sido entendida de várias maneiras, como segue:
1. Marido e mulher devem
ser tidos como um só corpo, em uma verdadeira comunhão de bens,
onde nenhum tem direitos separados ou independentes, nem privilégios, nem
cuidados, nem interesses: antes, compartilham de tudo, estão interessados pelas
mesmas coisas e tem os mesmos alvos. Aristóteles dizia que os verdadeiros
amigos são dois corpos com uma s. mente; e esse sentimento aplica-se aqui.
2. Vivem para a produção
de uma carne, uma referência ao dever e privilegio que tem de se
reproduzirem segundo a sua espécie.
3. O termo pode
expressar união espiritual. Os dois tornam-se uma única pessoa, embora
possuidores de dois corpos. Sua união, pois, uma união de almas.
4 A união entre os dois é
tão intima que é como se fossem uma só pessoa, uma só alma, um só corpo, o que
faz contraste com a poligamia, o divórcio ilegítimo, toda espécie de imundícia
moral, formicação e adultério” (John Gill, in loc.).
5. A esposa é o “ego-fêmea”
do esposo, a sua hetero-identificação.
Usos Deste Versículo
no Novo Testamento. Jesus (Mat. 19.5) utilizou este versículo
para combater o divórcio, pois quem pode separar aquilo que Deus juntou? Deus
junta; o homem separa.
Paulo (citando indiretamente) usou o sentimento do versículo a fim de proibir a
prostituição, visto que o princípio de uma só carne que deve
prevalecer no matrimonio . violado pela intrusão de uma terceira pessoa. Em Efésios
5.31, esse apóstolo citou diretamente o versículo. Primeiro usou-o para indicar
o casamento literal, e, em seguida, o casamento espiritual de Cristo com a Sua
Igreja. Em ambos os casos, ele partiu do pressuposto de alguma espécie de comunhão
mística, no .âmbito da alma, que une os casais, bem como Cristo . Sua Igreja, o
que o vs. 32 d. a entender por meio do termo mistério.
CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo
por versículo. Editora Hagnos. Vol. 1. Pag. 29.
2. Os indicadores da vontade de Deus.
A vontade permissiva Como expressão da
vontade do Criador, Ele disse, no princípio de todas as coisas, que o homem
deveria deixar seu pai e sua mãe e unir-se à sua mulher, a ponto de ser “uma só
carne” com ela (Gn 2.24), o que ocorre no ato sexual. Essa vontade de Deus é
para todos os homens, crentes ou não crentes, santos ou ímpios, evangélicos ou não.
Por quê? Porque faz parte de seu plano divino que a humanidade cresça e se
multiplique, através da união legítima entre um homem e uma mulher, como vimos no
capítulo anterior. A vontade de Deus é que um homem se case com uma mulher,
para formar um lar e uma família, conforme os ditames de sua santa Palavra.
Face essa “vontade permissiva” de Deus, Ele
não interfere nem direciona um homem para uma mulher. Ele permite aos homens em
geral que ajam conforme suas vontades, até mesmo para praticarem atos contrários
à vontade do Senhor. Assim, cada pessoa tem o direito de, usando o seu
livre-arbítrio, fazer as escolhas que lhe convier para sentir-se bem na união
matrimonial. A vida nos mostra que Deus considera e valoriza o matrimônio,
tendo ele sido celebrado numa igreja evangélica ou não, desde que subordinado à
lei civil, representada pelas autoridades que têm competência para realizar o
matrimônio. A igreja cristã não rejeita um casal, pelo fato de ter sido unido,
em cerimônia legal, num templo de outra religião. Salvo se tal religião
praticar ritos que possam ser considerados diabólicos.
A vontade diretiva Esta é diferente da
vontade permissiva. É a vontade de Deus, segundo a qual Ele pode agir, de modo
impositivo ou diretivo, para alcançar seus objetivos divinos em relação ao
universo e aos homens como agentes livres. Com essa vontade, Deus também pode
direcionar pessoas; criar situações; promover circunstâncias, seja por sua
decisão própria, ou para atender solicitações e propósitos de pessoas,
especialmente de seus servos e servas, que procuram viver de acordo com seus
princípios elevados. Dentro desse contexto, como Deus usa a vontade diretiva
para o casamento? Será que Ele escolhe o “irmão fulano” para ser esposo da “irmã
fulana”? E se esse irmão resolver casar com a “irmã sicrana”, pode contrariar a
vontade de Deus? Essas questões parecem simples, porém são mais comuns do que
se poderia imaginar. No aconselhamento pastoral, ou em seminários para a
juventude, é comum ser encaminhada questão desse tipo: “Pastor, como podemos
saber se uma pessoa com quem namoramos, ou noivamos, é a pessoa escolhida por
Deus para nós?”; ou: “como podemos saber se o casamento é da vontade de Deus?”.
Notadamente os jovens querem uma resposta
definida para essas questões, que são motivo de inquietação para muitos que
estão na fase de tomar decisões importantes em suas vidas, principalmente em
relação ao casamento. De tanto verem fracassos matrimoniais, nas igrejas ou em
suas famílias, há rapazes e moças que têm receio de casar. Há os que namoram e
até noivam, e terminam o relacionamento por não se sentirem seguros quanto à
vontade de Deus nesse terreno. Em nosso aconselhamento aos jovens, procuramos
dar-lhes algumas orientações que servem de pistas para suas decisões em termos
de namoro, noivado e casamento. A seguir, alguns indicadores da vontade de
Deus.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 29, 30.
a ) A Paz de Deus na coração.
No texto de Paulo em Colossenses 3.15-17 há
lições muito preciosas. Em primeiro lugar, nos diz que “a paz de Deus” deve
dominar em nossos corações, e devemos ser agradecidos. Se agradecemos é por
alguma coisa importante, que pomos diante de Deus.
Em segundo lugar, diz: “A palavra de
Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria. Se a paz
de Deus é como um árbitro em nossos corações, conforme diz outra tradução do
texto, a palavra é o referencia para nossos pensamentos, atitudes e ações. Mas
diz que essa palavra deve habitar em nós “abundantemente, em toda a sabedoria”.
Quem submete seus pensamentos, ações presentes ou pretendidas, ao crivo da
palavra de Deus, certamente terá muito mais probabilidade de acertar, e de
sentir a direção de Deus em sua vida.
Em terceiro lugar, o texto diz que devemos
louvar a Deus, admoestando-
nos uns aos outros, com “salmos, hinos e
cânticos espirituais”. Ou seja, quando fazemos alguma coisa que é da vontade de
Deus, sentimos paz interior; tomamos como referência a Palavra do Senhor; temos
motivos para louvar a Deus e, além disso, devemos fazer “tudo em nome do Senhor
Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Esse é um ponto de altíssima importância.
Se um namoro, noivado ou casamento é da vontade de Deus, podemos agir “no nome
do Senhor Jesus” e dar “por ele graças a Deus Pai”. E necessário que o crente
tenha a comunhão com o Espírito Santo para discernir a vontade divina, de
maneira sábia e coerente, com base na regra de fé e conduta, que é a Palavra de
Deus.
A Bíblia diz que o coração, ou o interior do
homem, não é bom árbitro (Jr 17.9). Nesse caso, para saber a vontade de Deus,
não é de boa norma confiar no coração. Ele é enganoso, por causa do pecado que
passou a todos os homens. Mas a paz de Deus, dominando um coração pleno da presença
de Deus, em concordância com a sua palavra, é de grande valor.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 30, 31.
3.14.15 - Os cristãos devem viver em paz.
Viver em paz não significa que todas as diferenças de opinião serão
repentinamente eliminadas, mas exige que os cristãos dedicados trabalhem juntos
apesar de suas diferenças. Tal amor não e apenas um sentimento, mas uma decisão
de atender as necessidades dos outros (ver 1 Co 13). Viver em amor leva a paz entre
os indivíduos e entre os membros do corpo de Cristo, os cristãos. Os problemas
em seu relacionamento com outros cristãos causam conflitos abertos ou um
silencio mutuo? Considere o que você pode fazer para curar esses
relacionamentos com amor.
3.15 A palavra arbitro faz parte da linguagem
do atletismo. Paulo nos diz que devemos deixar que a paz de Cristo seja o
arbitro ou o juiz de nosso coração. Nosso coração e o centro do conflito. E
nele que nossos sentimentos e desejos se colidem nos sós temores e esperanças,
a desconfiança e a confiança, o ciúme e o amor. Como podemos lidar com esses
conflitos constantes e viver conforme a vontade de Deus? Paulo explica que
devemos decidir entre os elementos conflitantes usando as regras da paz. Que
escolha promovera a paz em nossas almas e em nossas igrejas? Para informações
adicionais sobre a paz de Cristo,
APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia
de estudo. Editora CPAD pag. 1680.
3.15 - A paz de Deus domina nosso coração
quando estamos completamente entregues a vontade divina, e, assim, todo o nosso
ser se une em obediência a Ele. A obra de reconciliação de Cristo e o que
possibilita essa entrega.
EarI D. Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne
House. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 550.
b) O comportamento pessoal.
Referimo-nos ao comportamento ou ao
testemunho da pessoa. Se uma jovem namora um rapaz e quer saber se esse namoro
é da vontade de Deus; ou é noiva e quer saber se o noivado é da vontade de
Deus, com vistas a um provável casamento, deve levar em conta com muito cuidado
o testemunho do jovem. Da mesma forma, um rapaz cristão deve avaliar o
testemunho de sua namorada ou noiva, para saber se é da vontade de Deus que se
case com ela. Parece simples, mas não é. E indispensável observar o comportamento
do outro na família, no relacionamento com os pais; o comportamento do outro
para com os pastores, a igreja, o trabalho. Se um jovem ou uma jovem não
respeita os pais, como respeitará seu cônjuge? Como respeitará o pai ou a mãe
de seus filhos? Um casamento não pode ser da vontade de Deus se o namoro e o noivado
são marcados pela prática de atos que ofendem à santidade de Deus e à santidade
do corpo (1 Co 6.18,19,20). Se um rapaz ou uma moça quer praticar sexo no
namoro ou no noivado, é um sinal evidente de que Deus não está aprovando tal
relacionamento.
Um casal de jovens, casados há poucos meses,
chegou ao gabinete pastoral, procurando ajuda, pois estavam passando por sérias
dificuldades. Brigas constantes, desavenças, e já não sentiam mais amor um pelo
outro. Com certa experiência no assunto, começamos a fazer algumas perguntas
aos dois. Indagamos se eles estavam orando a Deus, diariamente; se costumavam
ler a Bíblia juntos; se caminhavam para a igreja local; se adoravam a Deus,
etc. Eles responderam que não oravam mais, não liam a Bíblia, e que tinham
perdido o estímulo de ir à igreja. Dentro de poucos minutos, a jovem encarou o
seu esposo e lhe indagou: “Você não acha que devemos confessar o nosso erro?”.
Fiquei esperando a resposta do esposo, e ele disse: “Se quiser, pode dizer”.
Então a jovem voltou-se para mim e disse que, no seu noivado, já praticavam sexo.
E que sabia que a mão de Deus estava pesando sobre eles, lembrando o seu pecado
não confessado, por terem fornicado, no namoro. Lemos em Provérbios 28.13 que
“quem confessa suas transgressões e as deixa, alcança misericórdia; mas o que
as encobre nunca prosperará”. Eles sentiram-se aliviados por confessarem o seu
erro, cometido na prática do sexo antes do casamento. Aconselhamos-lhes a procurarem
o dirigente da congregação para confessar o pecado oculto e aceitarem a
disciplina eclesiástica. Eles aceitaram o conselho, e depois puderam normalizar
sua vida, diante de Deus e no seu lar.
Se um noivo vive faltando com respeito à
noiva; se é grosseiro com ela; se demonstra um ciúme doentio, a ponto de não
permitir que a jovem converse até com pessoas da família, é um péssimo sinal de
que Deus não aprova a união para o casamento. A menos que haja arrependimento sincero
e mudança de atitudes. O mesmo se aplica à jovem. Se demonstra esse tipo de
comportamento, provavelmente não será uma boa esposa. Não é da vontade de Deus
um casamento marcado para ser palco de brigas, intrigas, competição ou
carnalidade.
De grande importância é observar a vida espiritual
do noivo ou da noiva. Quando o casamento é da vontade de Deus, os dois
demonstram, tanto no namoro, como no noivado, que amam ao Senhor de todo o coração,
de todo o entendimento e de todas as suas forças (Mt 12.30), e se amam um ao
outro como a si mesmos (Mt 12.31), é ótimo sinal de um futuro casamento
abençoado e feliz, pois o amor é o fundamento do verdadeiro casamento cristão.
Essas observações têm muito mais valor do que profecias sobre casamento.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 31, 33.
c) Naturalidade.
Não há necessidade de um casal de noivos sair
procurando a casa de profetas ou profetisas para saber se o casamento é da
vontade de Deus. Aliás, na minha experiência pastoral, a maioria das profecias envolvendo
casamento é falsa. Não se cumpre. Porque, em geral, não são de Deus, mas da
vontade do profeta, que deseja agradar aos que o procuram. Ressaltamos que Deus
pode, sim, usar uma serva sua ou um servo seu, com o dom de profecia, para orientar
decisões sobre casamento. Mas esse não é um meio comum. É ocasional. Conheço um
casal, muito bem casado, ele, pastor; ela, uma ótima serva de Deus, que
trabalha ao lado do seu marido. Quando namoravam, uma profeta disse de alto e
bom som, dizendo-se ser usada por Deus, que “ele” não seria “o seu”, dado por
Deus. E que não era a vontade de Deus o casamento. Felizmente, os jovens não
levaram em consideração a vontade da profetisa. O problema é que, em muitas
igrejas locais, pessoas que têm o dom de profecia passam a ser oráculos
privilegiados para dirigir a vida das pessoas. Essa não é a finalidade da
profecia no Novo Testamento.
Passou o tempo em que o profeta era
consultado para dizer se alguém deveria ir para a direita ou para a esquerda.
Saul foi consultar o profeta Samuel acerca das jumentas extraviadas de seu pai.
O profeta o tranquilizou, pois os animais já haviam sido encontrados. Esse foi
um ministério passado, em que o profeta era o vidente para toda a nação, e para
fatos envolvendo pessoas. No Novo Testamento, a nosso ver, é muito mais
proveitoso orar e buscar a presença de Deus reservadamente, entrando no seu
quarto, como ensinou Jesus, para ter a orientação do Senhor (Mt 6.6). Como
resultado dessa busca, Deus fala através das circunstâncias. Um jovem fiel, que
busca a Deus, que serve a Deus em sua casa, que se santifica, certamente terá a
bênção de Deus sobre as circunstâncias da sua vida. Ele é abençoado nos
estudos. Deus abre portas de emprego. A família da noiva demonstra estar feliz,
aprovando a amizade dos noivos. O pastor da igreja local vê com bons olhos o
noivado. A jovem demonstra que ama o rapaz, e expressa isso com palavras e carinho.
Em tudo isso, pode-se perceber Deus dando a sua aprovação ao casamento.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A família
cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 33, 34.
d) Os princípios de santidade.
Se desrespeitam esse princípio da santidade,
e se envolvem em carícias e práticas sexuais, certamente estão fora da vontade
de Deus. Colherão os frutos de sua desobediência, logo, ou depois que se
casarem (G1 6.7). Li um livro com o título O D ivórcio Começa no Namoro. Chamou-me
a atenção. Meditando, achei que o autor tem razão. As bases do casamento são
lançadas no namoro e alicerçadas no noivado. Se essas bases forem lançadas
sobre a desobediência a Deus, na prática da fornicação, estão correndo sério
risco de não terem a bênção de Deus. Não adiantará uma cerimônia pomposa, com
dezenas de testemunhas, vestido de noiva com véu e grinalda, com modelo
personalizado, nem uma recepção no melhor clube da cidade. Mais importante é
ter a bênção de Deus no casamento.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 34.
6.19 — O templo (1 Co 3.16,17) era a congregação
de cristãos, reconhecido como a habitação sagrada de Deus. A gloria (shekinah)
do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40.34) e o templo (1 Rs 8.10,11). Agora, a
gloria de Deus, por intermédio do Espirito Santo, habita em cada cristão (Jo 14-16,17)
e, consequentemente, em toda a igreja. Os sacerdotes do Antigo Testamento não
poupavam esforços para manter o santuário puro para a presença de Deus. Todo
cristão também deveria cuidar com diligencia de seu corpo, o templo do Espirito
Santo, para honrar o Senhor e a Igreja.
6.20 — Comprados por bom preço se refere a alguém
que esta comprando um escravo em um leilão. Com Sua morte, Jesus Cristo pagou o
preço para nos resgatar da escravidão do pecado (Ef 1.7; 1 Pe 1.18,19). Embora
seja verdade que essa obra se aplique a todas as pessoas, mesmo aquelas que
negam o Senhor (2 Pe 2.1), isso tem um significado muito singular e especial
para o cristão (compare com 1 Pe 2.9; 1 Tm 4.10). Paulo conclui com o
imperativo glorificai, pois, a Deus no vosso corpo. Em outras palavras, use seu
corpo para que outras pessoas possam ver que você pertence a Deus.
EarI D. Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne
House. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 421, 422.
1 Co 6 19, 20. O que Paulo quis dizer quando
mencionou que o nosso corpo pertence a Deus? Muitas pessoas dizem que tem o
direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso soja
liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando
nos tornamos cristãos, o Espirito Santo passa a habitar em nos. Assim sendo, o
nosso corpo não nos pertence mais. O fato de Deus ter nos comprado ‘por bom
preço alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de
Cristo nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um
edifício de propriedade de outra pessoa, procurara evitar violar as regras do
edifício. Por seu corpo pertencer a Deus. você não deve violar os padrões de vida
estabelecidos pelo Senhor
APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia
de estudo. Editora CPAD pag. 1591.
6.19 não sois de vos mesmos. O corpo
do cristão pertence ao Senhor (v. 13), e um membro de Cristo (v. 15) e templo
do Espirito Santo. Veja notas em Rm 2.1-2. Todo ato de formicação
, adultério ou qualquer outro pecado é cometido pelo cristão no santuário, o
Santo dos Santos, onde Deus habita. N o AT, o sumo sacerdote entrava lá apenas
uma vez por ano, e somente apos uma extensiva limpeza, caso contrario ele seria
morto (Lv 16). 6 .2 0 por preço. O precioso sangue de Cristo. O glorificai a Deus. O proposito
supremo do cristão (10.31).
MAC ARTHUR. Bíblia de Estudo. Sociedade Bíblica do
Brasil. pag.1535.
II - O AMOR VERDADEIRO NO
CASAMENTO
1. O dever primordial do casal.
O dever de amar está acima dos outros deveres
conjugais. Esse versículo é sempre lido pelo ministro religioso no dia do
casamento de alguém. Muitos maridos, porém, despreparados para o matrimônio,
ouvem essa recomendação por pura formalidade. As palavras entram-lhes por um
ouvido e saem pelo outro: não dão importância ao que está contido nas
Escrituras. A nosso ver, se um jovem não está consciente do que é amar a
esposa, não deve casar, e muito menos ter a bênção matrimonial dada na igreja
do Senhor. Casamento sem amor é como planta sem água: acaba morrendo.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 34, 35.
5.25ss Alguns cristãos pensavam que Paulo
adotasse uma posicao contraria ao casamento por causa de seu conselho em 1
Corintios 7.32-38. Entretanto, estes versículos de Efésios mostram seu alto
conceito sobre o casamento. Aqui o casamento não representa uma necessidade
pratica ou a cura para a luxuria, mas o retrato do relacionamento entre Cristo
e sua Igreja! Mas por que essa aparente diferença? O conselho de Paulo em 1
Coríntios foi elaborado sob uma situação de emergência durante o período da
crise da perseguição. O conselho de Paulo aos efésios, por outro lado, traduz o
ideal bíblico do matrimonio. Para ele, o casamento e uma união santificada, um
símbolo vivo, um precioso relacionamento que necessita de terno e abnegado carinho,
um relacionamento sacrifical.
5.25-30 - Paulo dedica o dobro de palavras
para aconselhar os maridos a amar as esposas do que para pedir as esposas que obedeçam
aos maridos. Como um homem deve amar sua esposa? (1) Deve estar disposto a
sacrificar tudo por ela. (2) dar a maior importância ao seu bem -estar e (3)
cuidar dela como cuida de seu próprio corpo. Nenhuma esposa precisa temer
submeter- se a um homem que a trata dessa maneira.
APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia
de estudo. Editora CPAD pag. 1654.
As responsabilidades especiais que se aplicam
ao marido como cabeça são tratadas em mais detalhes do que as que se referem à
subordinação da mulher. O padrão celestial é novamente apresentado, de modo que
o marido cristão deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. A
atitude do marido para com a esposa não deve ser de domínio, mas de sacrifício
próprio. Oxalá que as esposas aprendessem a lição dos versos que lhes são
endereçados, e que os maridos, de sua parte, aplicassem, a si mesmos, os versos
dirigidos a eles e não vice-versa! Paulo salienta, não os direitos, mas
sim as responsabilidades. A harmonia e a felicidade serão adquiridas ao se
cumprirem as responsabilidades antes de se insistir nos direitos.
NOVO. Comentário da
Bíblia. Efésios. pag. 39.
25. Maridos, amai vossa mulher. As obrigações não são
simplesmente unilaterais. A responsabilidade do marido é tão constrangedora
quanto a da esposa. Esta não é uma referência ao amor normal do marido, que não
necessitaria ser ordenado, mas ao amor volitivo que brota de Deus e
assemelha-se ao Seu próprio amor. Em contraste com o desejo sexual normal, que
por sua natureza é egoísta, este amor é altruísta. Como também Cristo amou a
igreja. Embora os maridos humanos jamais possam alcançar esse grau de amor
que Cristo manifestou, são exortados a demonstrarem o mesmo tipo de amor, que
assim se prova, a si mesmo se entregou por ela.
MOODY. Comentário Bíblico. Efésios. pag.34,35.
Algumas vezes se descarta por completo
a ênfase desta passagem. É lida como se a essência da mesma estivesse na
subordinação da mulher ao marido. A frase "o marido é cabeça da
mulher", cita-se isoladamente. Mas há muito mais. O fundamento de toda
esta passagem não é o controle, mas sim o amor. Paulo refere-se ao amor que o
marido deve ter para com sua mulher.
(1) Deve ser um amor sacrifical.
Deve amar a sua mulher como Cristo amou a Igreja e deu-se a si mesmo por ela.
Nunca deve ser um amor egoísta. Cristo não amou a Igreja para que a Igreja
fizesse algo por Ele, senão para Ele fazer coisas por ela.
Crisóstomo se espraiou admiravelmente
nesta passagem: "Viu a medida da obediência? Escuta também a medida do
amor. Quer que sua mulher lhe obedeça como a Igreja obedece a Cristo?
Preocupe-se por ela assim como Cristo se preocupou com a Igreja. E se for
necessário que deva entregar sua vida por ela ou ser despedaçado, ou suportar o
que for, não fuja disso... Cristo levou a Igreja a seus pés por sua grande
solicitude, não pelas ameaças, o temor ou coisa que o valha; esta mesma deve
ser sua conduta com respeito a sua mulher".
O marido é cabeça da mulher — é
verdade que Paulo afirmou isto. Mas o apóstolo diz também que o marido deve
amar a sua mulher como Cristo amou a Igreja, com um amor que jamais recorre à
tirania do controle, mas sim está disposto a qualquer sacrifício por seu bem.
(2) Tem que ser um amor purificador.
Cristo purificou e consagrou a Igreja pelo lavar da água, no dia em que cada
membro fez sua profissão de fé. Pode ser que aqui Paulo tenha em mente um
costume grego.
Um dos costumes nupciais gregos era
que a esposa antes de ser conduzida ao altar devia banhar-se nas águas de um
rio consagrado a um deus ou a uma deusa. Em Atenas, por exemplo, banhava-se nas
águas do Calírroe consagrado à deusa Atenas para que as águas sagradas a
purificassem de toda impureza. Paulo pensa no batismo. Pela lavagem do batismo
e a profissão da fé Cristo faz com que a Igreja seja para Ele limpa, pura e
consagrada, de tal maneira que não se encontre nela nenhum lugar sujo nem ruga
que a desfigure. Todo amor que arrasta a uma pessoa para baixo é um amor falso.
Todo amor que em lugar de refinar o caráter o torna mais grosseiro, que
necessita do engano que debilita a fibra moral, que torna má uma pessoa, não é
amor. O amor verdadeiro é o grande purificador e limpador da vida toda.
(3) Deve ser um amor solícito.
Um homem deve amar a sua mulher como ama a seu próprio corpo. No dizer de
Paulo, como nutre e cuida de seu corpo, o amor cuida da pessoa amada. Não ama
para procurar serviço nem para assegurar a atenção de sua comodidade física.
Não ama por própria conveniência, mas sim cuida da pessoa amada. Há algo que
não está em ordem quando um homem olha a sua mulher consciente ou
inconscientemente, como a que deve preparar a comida, lavar a roupa, limpar a
casa e educar os filhos. Não deve ser tida como um tipo de diarista permanente,
mas sim como a pessoa com quem alguém tem o dever de brindar-se.
(4) É um amor inquebrantável.
Por este amor o homem deixa pai e mãe e se adere à sua mulher. Tornam-se uma
carne. Une-se a ela como os membros do corpo estão unidos entre si. Não pensa
em separar-se dela, o qual equivaleria a rasgar seu próprio corpo. De fato,
estamos aqui perante um ideal que contrasta com uma época em que homens e
mulheres mudavam de consorte com a facilidade com que mudavam a roupa.
(5) Esta é uma relação como diz Paulo, no
Senhor. Vive-se na presença do Senhor, em sua atmosfera; cada iniciativa é
dirigida pelo Senhor; cada decisão é tomada no Senhor. No lar cristão Jesus é o
hóspede que sempre se tem presente ainda que esteja em forma invisível. No
casamento cristão não participam dois, mas sim três e o terceiro é Cristo.
BARCLAY. William. Comentário do Novo Testamento William Barclay. Efésios. pag. 126- 128.
2. O amor gera união plena.
A união física tem papel importantíssimo
nesse aspecto. Essa união plena tem inimigos terríveis. Um deles, muito comum,
é a irritação. A vida em família sofre bastante desgaste quando o casal não se
previne acerca disso. E pequenas coisas, pequenos transtornos, chamados
irritações, que são como picadas de mosquitos em noites de calor, perturbam mais
do que coisas de grande vulto. A vida conjugal exige convivência em qualquer
situação, na prosperidade ou na escassez, na saúde ou na doença. E necessário
que haja muita compreensão e muito amor para evitar a irritação que surge com
os problemas normais da vida. O amor, diz a Bíblia, “tudo espera, tudo suporta;
não se irrita.” Isso é difícil, mas não é impossível para o cristão que tem a
ajuda direta de Deus. Há esposos que se irritam com tudo, dando lugar à quebra
da união plena com a esposa. Se a comida não está do agrado do marido, ele
reclama, não dissimula: fica aborrecido, de cara feia. A camisa está sem um
botão, justamente na hora de sair para a igreja, surge uma discussão. Os
chinelos não estão no lugar, mais reclamações. São as irritações que vão se
somando, pequenas, mas constantes. Um dia, “a casa cai”. O marido conclui que a
vida está “insuportável” ao lado da esposa, Satanás fica torcendo pelo pior, e faz
com que aquelas “coisinhas” pareçam montes intransponíveis.
O esposo cristão quer exigir da esposa o
cumprimento fiel de todos os seus deveres, sem faltar nada. Porém, muitas
vezes, não cumpre os próprios deveres para com ela, conforme a Bíblia manda. Será
que, por causa de qualquer coisa, Cristo irrita-se com a Igreja? Certamente
não.
Se assim fosse, onde estaríamos nós? Do mesmo
modo, é necessário o esposo cristão evitar as irritações com a esposa. Como
isso é possível? Parece-nos que, com poucas medidas simples, torna-se viável
vencer a tentação das irritações:
• O esposo deve orar com a esposa todos os
dias.
• O esposo deve ler a Bíblia ao lado da
esposa.
• O esposo deve manter diálogo constante com
a esposa sobre as coisas do lar.
• Quando algo estiver errado, o esposo deve
conversar sobre o assunto com compreensão. Pedir sugestões à esposa sobre a
melhor maneira de, juntos, resolverem o problema.
• Ambos devem dar graças a Deus pelos
problemas. Eles tendem a desaparecer quando ações de graças sobem aos céus (1
Ts 5.18).
• Ambos devem procurar cultivar o verdadeiro
amor.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 35, 36.
5.31 -33 • A união pelo matrimonio faz com
que o marido e a esposa tornem-se uma só pessoa, de tal forma que muito pouco pode
afetar a uma delas sem afetar a outra. A unidade do matrimonio não significa
que os cônjuges percam a própria personalidade. Ao contrario, significa cuidar
da outra pessoa com o mesmo cuidado dispensado a si mesmo, aprender a prever e
a antecipar as necessidades do outro, fazendo com que este se torne tudo aquilo
que foi idealizado. A historia da criação nos
fala do plano de Deus em que o marido e a
esposa devem ser uma única pessoa (Gn 2.24). Jesus também se referiu a esse plano
(Mt 19.4-6).
APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia
de estudo. Editora CPAD pag. 1655.
Essa citação foi extraída do trecho de Gen.
2:24, de acordo com a versão da Septuaginta (tradução do original hebraico do
A.T. para o grego, completada cerca de duzentos anos antes da era crista).
≪...por que ...≫,
ou seja, ≪por essa causa≫, porquanto e'
referida aqui a ideia geral da intima relação entre um homem e sua esposa. Tal relação
é tão intima que ninguém pode impedi-la. Por isso e que um homem deixara seu
lar, seu pai e sua mãe, todo o seu antigo relacionamento de familiares e de
amigos, a fim de que os vínculos com sua .esposa se revistam do caráter sem-par
que tenham. Nossos laços de família, com os próprios pais, são muito fortes, laços
de ≪carne e sangue≫; mas isso não nos
torna ≪uma só carne≫ com eles. Somente no
matrimonio e que ha uma união espiritual, tanto de corpo como de espirito, o
que não se verifica nos laços com nossos progenitores.
Os vínculos matrimoniais, naturalmente, não
eliminam nossos deveres
para com os nossos pais ou quaisquer outros
relacionamentos importantes, mas ultrapassam a todos eles, no sentido de sua importância
e intimidade. O matrimonio e o mais sagrado de todos os vínculos, exigindo uma espécie
peculiar de dedicação e atenção. Aqueles que se recusam a permitir que o matrimonio
transcenda a outros laços não demoram a aprender que isso convida perturbação;
e os pais que tentam dominar seus filhos mesmo após se casarem, são
impulsionados por um amor・egoísta que mais se
assemelha ao ódio, pelo menos quanto aos seus resultados. E cena entristecedora
ver mãe e noras a competir pelo amor e atenção de um homem. Isso é contrario a
ordem natural das coisas, e nunca deixara de ser acompanhado por lamentações e
lagrimas.
... .se unira a sua mulher...≫
Esse verbo vem do termo grego ≪proskollao≫,
que quer dizer ≪aderir intimamente a≫,
e cujo sentido literal e ≪grudar≫. Tal palavra fala da
união intima e enlaçam-te que deve haver no matrimonio. Adam Clarke (in loc.)
desenvolve a ideia dessa palavra com uma metáfora, ao dizer: ≪Ele
será ‘grudado’ ou ‘cimentado’ a ela; e assim como uma tabua bem ‘colada’ se
partira antes por inteiro do que na junta colada, assim também somente a morte
pode separar marido e mulher≫. Sim, e algumas
pessoas acreditam que nem mesmo a morte física tem esse poder, porquanto o amor
dos casais transcende a sepultura. A doutrina das ≪almas
gêmeas≫, ou das ≪almas cônjuges≫
não permite qualquer separação, como se esposo e esposa fossem gêmeos em suas
almas. ≪...se tornarão os dois uma só carne ...≫
A metáfora da ≪costela≫ e aqui aludida, na
qual o marido e sua mulher são encarados como se, de alguma maneira literal,
compartilhassem da mesma substancia carnal. Porem, o sentido aqui e o mesmo que
aparece no vigésimo oitavo versículo, onde a esposa figura como corpo do
esposo. Essas são expressões que indicam a intima comunhão entre eles, que
chega a ter um caráter místico, pois entre eles ha uma união das energias vitais.
A passagem do livro de Genesis, entendida alegoricamente, expressa uma grande
verdade.. A mulher, por haver sido criada da costela do homem, simboliza a relação
intima entre eles, tanto em sua natureza como em suas energias vitais, mormente
no que tange as relações matrimoniais. Essa e outra maneira de chamar a mulher de
corpo do homem (o que foi dito no vigésimo oitavo versículo), embora sob um
simbolismo diverso. Também e outra maneira de dizer que a esposa faz parte do
seu esposo, o que também e dito no mesmo versículo, e em cujas notas
expositivas essas ideias são mais expandidas. A união vital entre marido
e mulher, que atinge ate mesmo suas energias vitais, simboliza aquela unidade
espiritual ainda mais vasta de Cristo e sua igreja, e na qual. ha a
participação da mesma natureza essencial, posto que os crentes serão
inteiramente transformados segundo a imagem de Cristo, por atuação do Espirito
Santo. (Ver II Cor. 3:18 e as notas expositivas ali existentes).
≪No matrimonio
natural, marido e mulher se combinam para formar um ser humano perfeito, um e o
complemento do outro. Assim também Cristo, na posição de Deus-homem, teve por
seu prazer fazer da igreja, o corpo, um adjunto necessário de si mesmo, que e o
Cabeça. Ele e o arquétipo da igreja, a imagem de quem, qual modelo, ela e
formada. Ele e seu Cabeça, assim como o marido e o cabeça de sua mulher (ver
Rom. 6:5; I Cor. 11:3 e 15:45). Cristo jamais permitira que qualquer poder
estabeleça separação entre ele mesmo e sua noiva. (Ver Mat. 19:6; Joao 10:28,29
e 13:1)≫. (Faucett, in loc.).
Ha certa interpretação alegórica deste
versículo. Muitos elementos antigos e alguns modernos interpretam este
versículo como uma alegoria sobre as relações entre Cristo e sua igreja. O
versículo seguinte mostra-nos que pelo menos algum sentido simbólico deve ser
incluído, porquanto aquilo que Paulo deixou escrito tem um duplo significado,
tal como sucede por toda esta passagem: ha certa aplicação aos laços
matrimoniais literais, entre homem e mulher; e ha outra aplicação ao vinculo
entre Cristo e sua igreja, os quais são expostos como o noivo e sua noiva. Mas,
visto que nenhuma definição exata foi registrada pelo próprio auto sagrado, muitas
variedades de interpretação sobre os elementos dessa ≪alegoria≫
tem sido expostas, do que damos os seguintes exemplos:
1. O ≪esposo≫
seria Cristo, e a ≪esposa≫ seria a igreja. E
nos verbos usados no tempo futuro, que ha neste versículo, alguns estudiosos
veem a ≪parousia≫ ou segunda vinda de
Cristo. Todavia Alford (in loc.), ver ≪elementos passados,
presentes e futuros≫, como parte do intuito da
passagem. Portanto, conforme diz ele ainda, ≪Cristo
deixou o seio do Pai, no passado; esta preparando gradualmente a união com a
igreja, no presente; e haverá de consuma-la plenamente, o que e futuro≫.
2. Outros estudiosos ampliam e exageram essa
alegoria, pensando que a ≪mãe≫ hipotética que
Cristo deixou seria a Jerusalém celestial (os lugares celestiais), ou
então o Espirito Santo. Jeremy Taylor opinou: ≪Cristo desceu do seio
do Pai e ligou sua divindade com carne e sangue, tendo-se casado com a nossa
natureza; e assim nos tornamos a igreja≫.
3. Outros incluem a cerimonia da Ceia do
Senhor na ideia da coabitação
conjugal.
4. Ha interpretes que rejeitam inteiramente a
interpretação alegórica, pois esta, naturalmente, tem sofrido algumas
distorções estranhas e abusivas. Mas o trigésimo segundo versículo deste
capitulo exige, pelo menos, uma aplicação secundaria das declarações deste
versículo. A aplicação primaria e que as relações matrimoniais transcendem
todos os demais laços terrenos. Em certo sentido espiritual, nossas relações
com Cristo transcendem quaisquer vínculos de qualquer categoria. E mister abandonar
tudo para que se possa segui-lo, conforme o evangelho mesmo nos ensina, em Mat.
16:24-27.
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo
por versículo. Editora HAGNOS. Vol. 4. pag. 663.
III - A FIDELIDADE CONJUGAL
1. Fator indispensável à estabilidade no casamento.
O padrão de amor não é o falso amor das
novelas, dos filmes e das revistas sociais. O padrão para o amor conjugal é o
amor de Cristo para com a sua Igreja! E Cristo jamais foi ou virá a ser infiel
à sua Noiva. Da mesma forma os cônjuges cristãos devem ser fiéis uns aos
outros, para que Satanás não encontre brecha para destruir a aliança
matrimonial.
O esposo, amando sua esposa de todo o
coração, como Cristo à Igreja. A esposa, amando o esposo da mesma forma e lhe
sendo submissa pelo amor. Em termos práticos, é necessário cultivar, tratar,
regar e cuidar da planta do amor, para que as ervas daninhas da infidelidade
não germinem no coração de um dos cônjuges. E bom que os cristãos casados
saibam que a santidade do cristianismo não faz ninguém deixar de ser humano.
Nesta vida, precisamos de amor, de alegria, de paz, de carinho, de afeto. O
leito conjugal precisa ser bem aproveitado, e a união sexual, legítima entre os
casados, deve continuar sendo fator de integração, não apenas física, afetiva,
mas também espiritual. Deus se agrada da união entre os casados, especialmente
entre cristãos (Hb 13.4). Reconhecemos que há muita infidelidade que começa por
mera tentação, para o que o outro cônjuge, às vezes, em nada contribui. Mas havemos
de reconhecer que o casal bem unido em torno do Senhor Jesus terá condições de
vencer o Inimigo. Paulo doutrinou bastante sobre o assunto (1 Co 3.16,17, por
exemplo).
O homem, ou a mulher cristã, deve tomar em
consideração esta advertência solene e grave da Bíblia: Se alguém destruir o
seu próprio corpo, pelo pecado, Deus o destruirá. Mais clara ainda é a
exortação quando lemos o trecho de 1 Coríntios 6.18-20. O corpo não é nosso
propriamente, pois somos propriedade de Deus. Não somos de nós mesmos. Esta
constatação é extraordinária. Para aceitá-la, é preciso que tenhamos a
consciência espiritual em harmonia com a mente de Deus. Diante disso, o casal
cristão não pode adulterar, nem usar o corpo de qualquer maneira no leito
conjugal, para não cometer infidelidade no uso do “templo de Deus”. A prática
do sexo, fora do que é natural, como por exemplo a sodomia e outras aberrações
sexuais, é profanação do “templo de Deus”.
Um casal bem ajustado espiritual e
fisicamente não necessita recorrer a práticas eróticas desrespeitosas no leito
conjugal. Havendo o verdadeiro amor, não haverá frieza sexual. Haverá
interesse, atração de um pelo outro; haverá prazer no ato. É necessário evitar
a infidelidade sob qualquer forma ou pretexto. Quem é fiel ao seu cônjuge é
fiel, acima de tudo, a Deus, o criador do casamento.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 36, 38.
6,15-17 — A vida dos cristãos sofre uma mudança
muito grande quando eles estão unidos a Cristo. A união afeta tanto o cristão
como Cristo.
Quando o cristão se envolve com a
imoralidade, ele esta arrastando a união com o Salvador para o relacionamento
ilícito. Ao citar: Serão [...] dois numa só carne, fazendo menção ao texto de Genesis
2.24, Paulo ilustrou a seriedade do pecado sexual.
6.18 — Todo pecado que o homem comete e fora do
corpo era outro lema usado pelos coríntios para justificar sua imoralidade (1
Co 6.12,13). Paulo mostrou que o contrario e verdadeiro: o pecado sexual e
cometido contra o corpo, não fora dele. Fugi. Paulo exortou os coríntios a
fugirem de qualquer tentação de ceder ao pecado sexual (Gn 39.1-12).
EarI D. Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne
House. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 421.
1 Coríntios 6:12-20
Nesta passagem Paulo enfrenta uma
série de problemas. Termina com uma ordem: "Glorificai, pois, a Deus no
vosso corpo" (v. 20, RC). É o grito de batalha de Paulo na passagem. Os
gregos sempre desprezaram seus corpos. Havia um provérbio que dizia: "O
corpo é uma tumba". Epicteto dizia "Sou uma pobre alma encadeada a um
cadáver." O que importava era a alma, o espírito do homem; o corpo não
interessava. Isto dava como resultado duas atitudes. Ou dava origem ao mais
rigoroso ascetismo no qual tudo se realizava para dominar e humilhar os desejos
e instintos do corpo. Ou — e em Corinto prevalecia a segunda atitude —
significava que visto que o corpo não importava, podia-se fazer o que se
quisesse com ele: podia-se deixá-lo saciar e satisfazer os seus apetites. Não
interessava absolutamente. Se o que interessa é a alma, diziam, então não tem
importância o que o homem faça com seu corpo.
O que complicava isto era a doutrina
da liberdade cristã que Paulo pregava. Se o homem cristão era o mais livre de
todos, não está livre para fazer o que desejar, especialmente com esse corpo
tão insignificante que lhe pertence? De modo que — argumentavam os coríntios —
de uma maneira que consideravam muito sábia, era preciso deixar que o corpo
fizesse o que quisesse. Mas o que é o que o corpo quer? O estômago foi criado
para a comida e a comida para o estômago, diziam os coríntios. Comida e
estômago inevitável e naturalmente vão lado a lado. Precisamente da mesma
maneira — diziam — o corpo estava feito para seus instintos, está feito para o
ato sexual e este está feito para ele; portanto era preciso deixar que os
desejos do corpo seguissem seu caminho.
A resposta de Paulo é clara. O estômago e a
comida são coisas passageiras; chegará o dia em que ambos passarão. Mas o
corpo, a personalidade, o homem como uma totalidade não perecerá, foi criado
para unir-se com Cristo neste mundo e estreitar esta união no além.
Cristo e todo o homem estão
inevitavelmente relacionados. O que acontece então se o homem fornicar? Entrega
seu corpo a uma rameira, pois as Escrituras dizem que o ato sexual faz com que
duas pessoas sejam uma só carne. Esta é uma citação de Gênesis 2:24. O que quer
dizer que o corpo que pertence a Cristo foi literalmente prostituído
Lembremos que Paulo não está
escrevendo um tratado sistemático, está pregando, rogando com um coração fogoso
e com uma língua que está disposta a utilizar todos os argumentos que possa.
Diz que de todos os pecados, a fornicação é aquele que afeta ao corpo do homem
e o ofende. Agora, isto não é estritamente certo — o alcoolismo pode fazer o
mesmo. Mas Paulo não escreve para satisfazer a um examinador, está suplicando
para que os coríntios se salvem em corpo e em alma, de modo que aduz que os
outros pecados são externos ao homem, enquanto que neste está pecando contra
seu próprio corpo, aquele que está destinado a unir-se a Cristo.
E finalmente realiza um último
chamado. Devido ao fato de que o espírito de Deus habita em nós, convertemo-nos
em templos de Deus; e se isto é assim nossos corpos são sagrados. E o que é
mais — Cristo morreu não para salvar uma parte do homem, mas sim a sua
totalidade, salvá-lo em corpo e espírito. Cristo deu sua vida para outorgar ao
homem uma alma redimiu a e um corpo puro. E devido a isto o corpo do homem não
é sua propriedade com a qual pode fazer o que deseja, pertence a Cristo, e o
homem deve utilizar esse corpo não para satisfazer seus próprios apetites, mas
sim para a glória do Salvador.
Há dois grandes pensamentos nisto.
(1) Paulo insiste em que, apesar de
estar livre para fazer o que deseja, não deixará que nada o domine. Uma das
grandezas da fé cristã é que não liberta o homem para pecar, mas sim para que
não o faça. É muito fácil deixar que hábitos, práticas e formas de vida nos
dominem, mas a força cristã nos permite dominá-los. Quando um homem experimenta
realmente o poder cristão se converte, não em um escravo de seu corpo, de seus instintos
e de seus desejos, mas sim em amo dos mesmos. Muitas vezes o homem diz
"Farei o que me agrada", quando em realidade quer dizer que acessará
o hábito ou a paixão que o domina; só quando o homem tem a força de Cristo nele
pode dizer real e verdadeiramente: "Farei o que quiser", e não,
"Satisfarei as coisas que me dominam."
(2) Paulo insiste em que não nos
pertencemos. Não existe no mundo um homem que se criou a si mesmo. Não podemos
fazer nada que só nos faça sofrer. O cristão não pensa em seus direitos, mas
sim em seus deveres. Nunca pode fazer o que lhe agrada devido ao fato de que
não se pertence a si mesmo, deve fazer sempre o que Cristo deseja, devido ao
fato de que ele o comprou com sua vida.
Na seção de nossa carta que está
compreendida entre os caps. 7 a 15 Paulo se dedica a responder uma série de
perguntas e a tratar certos problemas sobre os quais a Igreja de Corinto lhe
pediu conselho. Começa a seção dizendo: “Quanto ao que me escrevestes...” Em
linguagem moderna diríamos: "Com referência à sua carta."
Daremos um esboço do problema à medida
que o consideremos. O capítulo 7 trata de uma série de problemas com respeito
ao casamento.
Este é um resumo dos assuntos sobre os
quais a Igreja de Corinto desejava o conselho de Paulo.
Versículos 1 e 2: Conselho para os que pensam que os
cristãos não deveriam casar.
Versículos 3-7: Conselho para aqueles que sustentam
que até aqueles que estão casados deviam abster-se de manter relações sexuais.
Versículos 8 e 9: Conselhos para os solteiros e as viúvas.
Versículos 10 e 11: Conselho para os que pensam que os
casados deviam separar-se.
Versículos 12-17: Conselho para os que pensam em se os
casamentos entre um cristão e um pagão teriam que dissolver-se.
Versículos 18 e 24: Instruções para viver a vida cristã
em qualquer estado civil.
Versículo 25 e
versículos 36-38:
Conselhos a respeito das virgens.
Versículos 26-35: Exortação a que nada impeça o
concentrar-se no serviço de Cristo, devido ao fato de que o tempo é curto e
Cristo virá muito em breve outra vez.
Versículos 38-40: Conselhos para os que desejem voltar
a casar-se.
Devemos estudar este capítulo tendo em
conta firmemente dois aspectos:
(1) Paulo está escrevendo a Corinto,
que era a cidade mais imoral do mundo. Para viver numa situação e num meio como
esse, era muito melhor ser muito estrito que ser muito frouxo.
(2) O que domina e dita cada uma das
respostas de Paulo é a convicção de que a segunda vinda de Cristo ia ser
imediata. Não se realizou esta expectativa. Mas Paulo estava convencido de que
estava aconselhando para uma situação puramente transitiva. Podemos estar
seguros de que em muitos casos seus conselhos teria sido algo distintos se
tivesse visualizado uma situação permanente. Agora consideremos o capítulo em
detalhe.
BARCLAY. William. Comentário do Novo Testamento William Barclay. 1 Cor. pag. 61-64.
2. Cuidado com os falsos padrões.
No Antigo Testamento, vemos um texto, em que
Deus condena a infidelidade entre os esposos. Em Malaquias 2.13-16, vemos a
repreensão ao povo de Israel, pelo fato de haver grande incidência de
infidelidade conjugal. Deus não mais aceitava as ofertas do povo, pelo fato de
haver deslealdade entre esposos e suas respectivas esposas. Quando os cristãos
se casam dentro da vontade divina, Deus se faz presente na cerimônia, e se
torna testemunha divina daquela união, daquele compromisso, assumido perante a
autoridade pastoral que Deus confere aos ministros do evangelho. Eles
representam Deus no casamento. Quando os crentes se casam, assumem o
compromisso, perante Deus, perante sua Igreja, perante as testemunhas e perante
a sociedade, perante a lei civil que regula o matrimônio. O casamento não deve
ser visto como um “contrato”.
Contrato tem cláusulas, que podem sofrer
modificações mediante o instrumento de aditivo contratual. No casamento não há
aditivo. Há pacto solene, celebrado perante o criador do casamento. Os
contratos têm prazo de vigência. O casamento é uma aliança, que deve perdurar “até
que a morte os separe”. E, para que isso ocorra, é indispensável a fidelidade
entre os cônjuges. Estatísticas oficiais demonstram que o número de divórcios
entre os evangélicos está quase equivalente ao índice de divórcios entre os cônjuges
descrentes. Esse é um fenômeno dos tempos pós-modernos. Há algumas décadas,
pouco se falava em divórcio entre cristãos. Mas, nos últimos tempos, as
separações têm ocorrido com frequência acentuada nas igrejas. Por quê? Por
vários motivos. Um deles, talvez o mais terrível, seja o da infidelidade, do
adultério, do homossexualismo, e de outros pecados graves, cometido contra a
Lei de Deus. Ultimamente, há inúmeros casos, no seio das igrejas, de casais em crise
conjugal. Alguns não se separam por mera conveniência, mesmo sendo vítima de
infidelidade conjugal. Uns não querem divorciar-se porque aspiram ao
ministério. E precisam manter-se casados, mesmo que haja uma união de fachada.
Isso não condiz com o caráter cristão. Para evitar a infidelidade, é necessário
que o casal se mantenha debaixo da orientação da Palavra de Deus.
LIMA. Elinaldo Renovato de. A
família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 36, 37.
Os que cometem impiedade se edificam (15), isto é, alcançam prosperidade.
Quanto ao versículo 16, alguns,
seguindo a Septuaginta, preferem ler: "Tais coisas falaram aqueles que
temiam ao Senhor, um para o outro". Porém, é melhor seguir o hebraico:
"Então aqueles que temiam ao Senhor falavam frequentemente um para o
outro". As palavras do versículo 14 são as queixas dos céticos. Os fiéis
se recusavam a aceitar esses argumentos e procuravam aprofundar sua comunhão
uns com os outros e se assegurarem entre si da justiça de Deus. Seus nomes e
seus feitos haviam sido inscritos no Seu memorial.
NOVO. Comentário da Bíblia. Malaquias. pag. 12.
O versículo 13. vossas
palavras foram agressivas para mim Ele fala aqui para infiéis
abrir e maldizentes.
Que temos falado Eles
estão prontos ou negar o todo, ou despudoradamente para manter e defender o que
tinha falado! Versículo 14. Vós
dizeis: É inútil servir a Deus eles se esforçavam para destruir o culto
divino, eles afirmaram que era vaidade; que, se realizados os atos de
adoração, eles não deve ser nada melhor, e se eles se abstiveram, eles deve
haver nada pior. Este foi o seu ensinamento para o povo.
Andar de luto Mesmo no arrependimento eles
declararam ser inútil. Este foi um passo elevado de impiedade, mas ver o que se
segue; eis que as conclusões gerais destes réprobos.
O versículo 15. E agora nós
chamamos os orgulhosos felizes homens orgulhosos e insolentes
são as únicas pessoas felizes, pois dominar toda parte, e ninguém se atreve a
resistir a eles.
Os que cometem impiedade
são edificados O humilde e santo está deprimido e infeliz, o orgulhoso
e ímpio estão em lugares de confiança e lucro. Muitas
vezes é assim.
Os que tentam a Deus e escapam. Mesmo aqueles que desprezam a Deus,
e insultam a sua justiça e providência, são preservados de perigos,
enquanto o justo cai por eles.
Versículo 16. Eles que temem
ao Senhor Havia uns poucos piedosos na terra, que, ao ouvir a língua e ver o
desregramento dos rebeldes acima, concluiu que alguma marca sinal da vingança
de Deus deve cair sobre eles, pois eles, portanto, como o aumento da corrupção,
clivada o mais perto de seu Criador. Há três características dadas por
este povo, a saber:
1º Eles temiam o Senhor.
Eles tiveram reverência para o Senhor, que fez com que eles se desviam do mal,
e para manter os seus juízos.
2º Eles falaram frequentemente
um ao outro. Eles mantiveram a comunhão dos santos. Por exortação mútua
fortaleceram-se as mãos no Senhor.
3º Eles pensaram no seu nome.
Seu nome era sagrado para eles, era uma fonte fecunda de profunda e edificante meditação.
O nome de Deus é o próprio Deus na plenitude de seu poder, a
onisciência, justiça, bondade, misericórdia e verdade. O que uma fonte de
pensamento e contemplação! Veja como Deus trata essas pessoas: O Senhor
ouviu a conversa, ouviu as meditações de seu coração, e assim aprovado
do todo que um memorial foi escrito diante do Senhor todos os seus nomes
foram cuidadosamente registrados no céu. Aqui é uma alusão a registros
mantidos por reis, Ester 6:1, de como havia realizado serviços de sinal, e
quem deve ser o primeiro a ser recompensado.
CLARKE. Adam. Comentário
Malaquias cap. 3.13-16.
ELABORADO: Pb. Alessandro Silva.
ELABORADO: Pb. Alessandro Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário