MULHERES QUE AJUDARAM JESUS
Não
há dúvidas que Jesus Cristo quebrou vários paradigmas em relação às mulheres do
seu tempo. Na Palestina Antiga não havia sacerdotisas, isto é, a hierarquia
religiosa judaica era formada por homens.
Logo, toda a concepção de moral, de
ética e de costume em relação à mulher era decidida por intermédio da
perspectiva religiosa masculina. Isso nos faz compreender o porquê de um rabino
não se comunicar com mulheres; a genealogia das muitas mulheres não serem
mencionadas na Bíblia; outras mulheres não entrarem nos livros de genealogias.
Mais
interessante ainda é quando olhamos para a genealogia de Jesus e, lá,
encontrarmos uma mulher como Raabe. Todo estudante da Bíblia sabe que Raabe
fora uma prostituta da cidade de Jericó e que somente sobreviveu ao ataque do
povo de Israel porque escondeu os vigias israelitas. Uma ex-prostituta na
genealogia do salvador do mundo!
E
Rute, uma estrangeira, adoradora de outros deuses, mas que graciosamente foi
acolhida na família de Israel, entrando para a genealogia do Messias desejado
das nações.
E
Bete-Seba, citada na genealogia de Mateus (1.6), mãe do rei Salomão. Uma mulher
que fora amante do rei Davi, naturalmente temos de levar em conta todas as
circunstâncias sociais e política da época, agora contemplada como uma das
mulheres presentes na genealogia de Jesus.
E
o que falar de Maria, a mãe do meio nazareno? A bendita entre as mulheres, mui
amada pelo nosso Deus. O seu ventre concebeu e deu à luz o menino Jesus, o
nosso Salvador. E as mulheres que subsidiavam o ministério de Jesus? E a mulher
samaritana? Enfim, o ministério terreno de Jesus foi de encontro com diversas
mulheres, que ao encontrá-lo, sentiram-se acolhidas por Ele.
Em
Jesus, o homem não tem mais uma relação de domínio sobre a mulher, mas de
parceria e de ajuda mútua. Leia o versículo 21 do capítulo 5 de Efésios. Ali, o
apóstolo nos diz que ser "cheios do Espírito", inevitavelmente, nos
levaria a sermos submissos uns aos outros em amor. Em seguida, o apóstolo
escreveu sobre a relação da esposa com o esposo, e deste para com aquela. Como
conseqüência natural do versículo 21, não é difícil compreender que tanto a
esposa deve se submeter ao esposo em amor quanto o esposo deve submeter-se a
esposa, amando-a como Cristo amou a Igreja e entregou-se por ela. Em Jesus, a
posição da mulher é outra. Ele a honrou!
Revista ensinador. Editora CPAD. Ano 16 - N° 62. pag. 39.
Pena que não continue - Estava me ajudando muito.
ResponderExcluirEu também gosto muito... São ajudas de incentivo ao alunado e aos professores....
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