Seguidores do Blog

7° LIÇÃO DO 1 TRI DE 2013 A Vinha de Nabote


A Vinha de Nabote

17 de Fevereiro de 2013    HINOS SUGERIDOS 522, 547, 6 3 5

TEXTO ÁUREO

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (C l 6 .7 ). 

VERDADE PRÁTICA
A trama orquestrada pela rainha‘ Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal. 

LEITURA DIÁRIA

Segunda        - Mc 7.22-23           A raiz da cobiça

Terça              - Ef 5,5                    Fruto da cobiça

Quarta           - Êx 10.17                Advertência contra a cobiça

Quinta            - Gn 31 .41               A cobiça exemplificada

Sexta             - Pv 28 .20               Consequência da cobiça

Sábado           - Is 57. 17                Julgamento da cobiça



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Reis 21.1 -5; 1 5,16

1 - E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,

2 - que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois esta vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.

3 - Porem Nabote disse a Acabe: guarde-me o SENHOR de que eu te de a herança de meus pais.

4 - Então, Acabe veio desgostoso e indignado a sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.

5 - Porem, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que ha, que esta tão desgostoso o teu espirito, e não comes pão?

1 5 - E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas e morto.

16 - E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.



INTERAÇÃO

Acabe não se contentou com o que tinha — e não era pouco, ele tinha “apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, a sua disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em Israel. Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas financeiro, mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado pela loucura de sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças narradas nas Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si a sua vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos e cruéis com pessoas inocentes.



OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:

Identificar o objeto da cobiça de Acabe.

Citar as causas da cobiça.

Conscientizar - se dos frutos e consequências da cobiça.



ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

Prezado professor, na aula desta semana trataremos a respeito da cobiça. A fim de contextualizar a lição, reproduza, de acordo com as suas possibilidades, o esquema da pagina seguinte. Introduza a lição dizendo que a cobiça e uma consequência da visão de mundo que o ser humano possui. Explique que o mundo onde vivemos e orientado por um estilo de vida materialista, hedonista e pragmatista. Todavia, o Evangelho demanda de cada um de nos um estilo rigorosamente contrario ao mundano.



COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO

O episódio envolvendo o rei Acabe e a vinha de Nabote é um dos mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é cometida contra um homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso. Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabote e apropriou-se de suas terras. Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta Elias, o denunciou e o disciplinou. É triste saber que soberanos governantes e reis injustos governam, mas é mais maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.

I - O OBJETO DA COBIÇA

1. O direito a propriedade no Antigo Israel. De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato: “Assim, a herança dos filhos de Israel não passara de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um a herança da tribo de seus pais” (Nm 36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a lição de que não devemos cobiçar aquilo que e do próximo, nem tampouco jogar ora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.



2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que ate mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se a lei divina (1 Sm 1 0.25). Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote (1 Rs 21.8-14). Quantas pessoas tem consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam a procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus ha de julgar os tiranos e malfeitores.



SINOPSE DO TÓPICO (1)

A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos.



II AS CAUSAS DA COBIÇA

1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe (1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote. E uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que tem. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum ser humano conseguira satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação não estiver em Deus.



2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de “ter”, de “possuir”. Somente a casa de verão, que sem duvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se importava em quebrar o mandamento divino: “Não cobiçaras” (Ex 20.1 7). Mais do que qualquer motivação externa, Acabe estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração. Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um | desejo meramente egoísta.



SINOPSE DO TÓPICO (2)

Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali, construir uma horta.



III - O FRUTO DA COBIÇA

1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em cadeia. E evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos bons. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se a propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu varias pessoas nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples I desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.



2. Assassinato e apropriação indevida. A trama precisava ser bem feita para não gerar desconfiança. E por isso \ um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra. o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma| pratica religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao Í' caso. Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente! (1 Rs ;j 21.13). Quantas vezes a Bíblia e usada para justificar praticas pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.1 6). Um abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído da cobiça para o assassinato!



SINOPSE DO TÓPICO (3)

A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e apropriação indevida dos bens do outro.



IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA

1. Julgamento divino. Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tao logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: “Falar-lhe-as, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-as mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lambearão o teu sangue, o teu mesmo” (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.1 3).



2. Arrependimento e morte.Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento: arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de Acabe, o texto sagrado destaca que logo apos receber a profecia sentenciando a sua norte, ele “rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa” (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1 -1 7). O pecado sempre tem seu alto custo!



SINOPSE DO TÓPICO (4)

Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e também arrependimento e morte.



CONCLUSÃO

Lendo a historia de Acabe, constatamos logo que o pecado não compensa. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos instintos. Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma paga que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a Palavra de Deus, na verdade e ele quem esta se quebrando!



EXERCÍCIOS

1. De acordo com a lição, por que Nabote recusou vender a sua vinha?

R: Porque a terra era dada como uma concessão e como tal não poderia ser vendida. A lei mosaica ainda proibia um israelita vender a herança de seus pais.

2. Explique o porquê do desejo de Acabe em se apossar da vinha de Nabote.

R: Acabe possuía uma casa de verão e queria construir ao seu lado uma horta.

3. Destaque alguns frutos da cobiça de Acabe.

R: Falso testemunho, apropriação indébita e assassinato.

4. Como Acabe reagiu a sentença de julgamento dada pelo profeta Elias?

R: Com arrependimento.

5. Lendo a historia de Acabe, o que podemos constatar?

R: Que o pecado não compensa.



VOCABULÁRIO

Obsequioso: Que presta obséquios; serviçal, benévolo; afável no trato.

Tirano: Governante injusto e cruel.

Famigerada: Tristemente afamada.

Sórdido: Que fere a decência, os bons princípios; indecente, indigno, vergonhoso.

Engendrou: Dar existência a; formar, gerar.

Estratagema: Plano, esquema, previamente estudado e posto em pratica para atingir determinado objetivo.



AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsidio Teológico

“Base legal O dia de jejum que Jezabel proclamou sugere que ela havia convocado os anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente desastre ou dificuldade (cf. Jí 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita pelos dois ‘vilões’ era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de Deus para vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome de Deus seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro vivo, aparentemente não hão ninguém para disputar a reclamação de Acabe pela terra” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo . 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD,



AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Bíblico

“Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse da vinha.

Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a noticia a Jezabel, como se fosse uma noticia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v. 1 4). Aqui observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para obedecer as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar Nabote, quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as ordens de Jeu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse feito segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens perversas corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim podem talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra eles” (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).



BIBLIOGRÁFIA SUGERIDA

Dicionário Bíblico Wycliffe. l.e d . Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.



O ESPÍRITO DO MUNDO
Materialismo
É o ceticismo a respeito da existência daquilo que é transcendental. Um estilo devido a pautado som ente nas coisas materiais. Após essa vida, dizem os materialistas, tudo acaba.
Hedonismo
Ética pautada na busca intensa pelo prazer inteiramente pessoal. O sexo, a paz interior e a prosperidade são os sonhos de vida do ser hum ano.
Pragmatismo É o estilo de vida que objetiva o lucro pessoal. Os relacionam entos de ordem sentimental, espiritual e profissional são baseados num a perspectiva de barganha.



REVISTA ENSINADOR CRISTÃO

Não devemos ficar surpresos quando a injustiça e a maldade foram companheiras das práticas de uma nação quando a mesma se afasta da lei do Senhor. A descrição dada pelo cronista sobre os dias do reinado de Acabe não são agradáveis, e mostram um rei fraco, imaturo e dominado por uma esposa ímpia: " Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o incitava" (1o Rs 21.25). Ao lado do palácio de Acabe, havia uma vinha que pertencia a um homem chamado Nabote. Entendemos pelo texto que aquela propriedade lhe fora passada por herança: "Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais" (1o Rs 21.3), o que fortalecia a convicção de Nabote de que ele não deveria vendê-la nem trocá-la por outra propriedade. E provável que Nabote tenha sido criado naquele terreno, dedicando-se com seus pais ao cultivo de uvas. O que fez Acabe diante da resposta de seu súdito? Ficou entristecido, como uma criança mimada, e não quis se alimentar. Ao perceber o que aconteceu, a maligna esposa do rei orquestrou uma farsa para que o rei tivesse um pouco de alegria: escreveu cartas ordenando que homens maus acusassem Nabote de ter blasfemado do Senhor e do rei, para que fosse apedrejado e morto. É curioso ver que pessoas malignas não adoram ao Senhor nem o temem, mas não se furtam de usar o nome do Senhor para perverter o juízo e cometer atrocidades. Mas lembremo-nos de que Deus não se deixa escarnecer nem deixa seu nome ser usado em vão. O julgamento de Acabe seria terrível, e a sentença seria transmitida por Elias: "Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para a possuir. E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo... E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jezreel." (1Rs 21.18,19, 23). Que isso sirva de lição a todos os que de alguma forma detém o poder e dele abusam: não se pode zombar de Deus utilizando o poder temporal para realizar propósitos pessoais e até malignos. A quem muito for dado muito será cobrado. E todo ato de cobiça, além de reprovado por Deus, será também duramente punido por Deus.



SUBSÍDIO EXTRA

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

A história do rei Acabe é a evolução de uma sequência de erros: Primeiramente ele trocou o Deus verdadeiro por um falso. Isso ele fez quando tentou erradicar o culto ao Senhor e implantar a adoração cananeia no deus Baal. Em segundo lugar, ele tentou substituir os profetas do Senhor pelos profetas de Baal. Para que seu intento fosse alcançado, promoveu o extermínio dos profetas verdadeiros e pôs em seus lugares os profetas de Baal e de Aserá. Em terceiro lugar, ele tenta transformar uma vinha em uma horta. O problema residia no fato de que a vinha não era dele, mas de um dos seus súditos que como legítimo proprietário possuía seu direito de posse.

GONÇALVES, José. Porção Dobrada, CPAD 2012 pag.81,



I - O OBJETO DA COBIÇA

1. O direito a propriedade no Antigo Israel.

36.7 A herança... não passará de tribo em tribo. A transferência de terras de uma tribo para outra anularia os mandamentos que Yahweh tinha baixado em relação à distribuição de terras; e isso não poderia ficar sujeito à escolha frívola de uma mulher que tivesse preferido casar-se com homem de outra tribo que não fosse a dela, quando ela era a herdeira. Talvez ela precisasse sacrificar algo de seus sentimentos, a fim de manter a integridade da distribuição de terras. As lealdades tribais eram mais importantes que os sentimentos pesso- ais.

36.8 Qualquer filha que possuir alguma herança. Uma das características literárias do autor do Pentateuco era a repetição. Aqui 0 autor reitera 0 que já havia dito. A integridade das tribos precisava ser preservada nos casos de filhas que poderiam transferir terras por elas herdadas, se se casassem com homens de alguma outra tribo. O aprazimento da herança que Yahweh havia dado a cada tribo seria diminuído mediante a transferência de terras. A lei baixada acerca das filhas de Zelofeade aplicava-se a todas as filhas de Israel que se tomassem herdeiras de terras.

36.9 Novamente, o autor sagrado repete o ponto, mediante palavras levemente diferentes. Coisa alguma podia ser “removida” por meio de algum casamento pouco sábio. Os direitos à terra eram mais fortes que os laços de casamento; eram mais fortes que os sentimentos femininos. A herança era uma questão de suma importância, tanto por ter sido instituída por Deus como porque fazia parte do Pacto Abraânico. Era uma lei que não podia ser violada sem incorrer em culpa

CHAMPLIN, Russell Norman, O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. pag.743.



36.1-9 - Zelofeade possuía cinco filhas, mas nenhum filho.

Apos a morte dele suas filhas apelaram para Moises. A herança costumava ser garantida apenas aos homens. Deste modo a linhagem familiar de Zelofeade teria desaparecido, mas Deus disse a Moises que se um homem morresse sem filhos, sua herança iria para suas filhas (Nm 27.8). Então surgiu a questão do casamento. Caso as herdeiras fossem casadas com homens que não pertenciam a sua tribo, a terra passaria a pertencer à tribo dos respectivos mandos no Ano do Jubileu. Por isso, Moises estabeleceu que a herdeira deveria casar-se com um homem de sua tribo, a fim de que a herança fosse preservada. Mais tarde. quando as tribos receberam suas terras no reinado de Josué, as filhas de Zelofeade receberam sua herança como Deus havia instruído (Js 17.3-6). Não e preciso Procurar muito para encontrar pessoas q u e desejam ser consideradas “uma exceção a regra”, mas os sábios lideres discernirão quem possui preocupações legitimas e poderão assegurar que a justiça seja feita nestas situações especiais.

APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia de estudo. CPAD pag.228.



2. A herança de Nabote.

NABOTE

Esse nome próprio origina-se do árabe, rebentos, «fruto», Nabote era proprietário de uma vinha que o rei Acabe cobiçara, visto que ficava contigua ao seu palácio, em Jezreel (ver I Reis 21:1-29).

O rei Acabe tentou adquirir as terras de Nabote, ou a dinheiro ou em troca de um vinhedo melhor. Mas Nabote recusou-se a negociar, sob a alegação de que aquelas terras faziam parte da herança de sua família. Ora, a lei mosaica protegia as heranças (ver Lev. 25:23-28; Núm. 36:7-9). Naturalmente, devemos pensar que um rei não teria achado dificuldade para garantir uma herança de família para Nabote, em algum outro lugar, e que talvez até Nabote saísse ganhando nas negociações. No entanto, Nabote parece ter temido a sinceridade de Acabe, e simplesmente não quis entabular negociações.

Acabe, embora com relutância, já se dispunha a aceitar a decisão de Nabote; mas Jezabel, a rainha de Acabe, não concordou com isso. Ela escreveu uma carta em nome do rei e ordenou que anciãos e nobres de Jezreel proclamassem uma festividade religiosa, a fim de que ficasse garantida a participação de Nabote. E então, dois indivíduos de mau-caráter, comprados pela rainha, deveriam acusar a Nabote de blasfêmia, o que seria suficiente para a execução dele. E o plano ardiloso foi cumprido sem o mínimo embaraço. Para que não houvesse dificuldades futuras com a herança de Nabote, ele e seus filhos foram apedrejados e mortos. Ver 11 Reis 9:26. Entretanto, a justiça divina não dormitava. O profeta Elias foi ao encontro de Acabe, denunciando toda a questão e apresentando a terrível predição sobre o que sucederia ao rei, em face de sua perversidade. Acabe assustou-se e temeu ao Senhor, o que permitiu que a sentença divina não fosse imediatamente executada (ver I Reis 21:27-29). Porém, quando ele foi morto em Ramote-Gileade, e cães vieram lamber-lhe o sangue, à beira do açude de Samaria, por ocasião da lavagem de seu carro de combate, parte daquela predição de Elias teve cumprimento. E quando Jeú, anos mais tarde, matou a Jeorão, segundo filho de Acabe (ver 11 Reis 9:24), e, então, foi a causa da morte da ímpia Jezabel, em Jezreel (ver 11 Reis 9:33), as palavras do profeta Elias tiveram seu cabal cumprimento. Além disso, como medida de segurança, os filhos restantes de Acabe foram executados, em Samaria (ver 11 Reis 10:1-11).

CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. pag.434.



Nabote não foi motivado por sentimentos de deslealdade ou por falta de respeito ao rei, senão por uma consideração consciente da lei divina, a qual por razões importantes havia proibido a venda de uma herança paterna; ou se por extrema pobreza ou dívida, fosse inevitável a cessão dela, a transferência era feita sob a condição de que fosse resgatada a qualquer momento; e em todo caso, que seria devolvida a seu dono no ano do jubileu. Enfim, não poderia ser desanexada da família, e foi por esse motivo (v.3) que Nabote se negou a cumprir a demanda do rei. Não foi, pois, alguma ignorância ou falta de respeito que irou e desgostou a Acabe, senão seu espírito egoísta que não podia tolerar ser frustrado em seu propósito.

GONÇALVES, José. Porção Dobrada, CPAD 2012 pag.84.



II AS CAUSAS DA COBIÇA

1. A casa de campo de Acabe.

JEZREEL

No hebraico, «semeado por Deus... Esse é o nome de várias pessoas e lugares, nas páginas do Antigo Testamento, a saber:

Pessoas

1. Um descendente de Judá, pertencente à família do pai ou fundador de Etã (I.Crô. 4:3). Parece que foi ele o fundador da cidade- que tinha seu nome,  existente no território de l ...dá (Jos. 15:56), e que viveu em tomo de 1612 A.C. O texto massorético diz ..pais» de Etã, Nossa versão portuguesa diz: ..Estes foram os filhos do pai de Etã... »

2. Um nome simbólico de um dos filhos de Oséias (Osé. 1:4). Esse nome anunciava que o sangue de Jezreel seria vingado. Estava em memória a matança feita por Jeú. Podemos supor que todos os atos violentos do povo de Israel estavam sendo relembrados, simbolizados pelos atos de Jeú, Há um jogo de palavras entre os dois nomes: Israel e Jezreel. Esses nomes são fundidos, e o castigo que sobreviria a Jezreel, sobreviria, igualmente, a Israel. Assim, o desaparecimento de Israel, como nação, foi profetizado através do nome daquele filho de Oseías. Deus estava resolvido a semear O julgamento destrutivo em Israel, conforme o sentido do nome-Jezreel isto é, Deus semeia». Estava no horizonte o cativeiro assírio da nação do norte, Israel.

Lugares:

1. Uma cidade nas montanhas de Judá, mencionada em Jos. 15:56. Parece que era natural dali, a primeira esposa de Davi, Ainoã (ver I Sam. 25:43); 27:3; 30:5; 11 Sam. 2:2; 3:2; I Crê. 3:1). Essa localidade é alistada juntamente com várias outras, herdadas pela tribo de Judá, Ao que tudo indica, ficava ao sul ou suleste de Jerusalém, embora sua localização moderna seja desconhecida. Entretanto, alguns estudiosos pensam que a Jezreel associada àquela primeira esposa de Davi era um lugar diferente desse.

2. Uma cidade da tribo de Issacar (Jos. 19:18). Os reis de Israel possuíam ali um palácio e uma corte, embora Samaria fosse a metrópoles do reino do norte. Esse lugar é mencionado por várias vezes no relato sobre Acabe. Foi ali que ocorreu o drama que cercou a vinha de Nabote (I Reis 18:45,46; capo 21). De acordo com uma predição de Elias, foi também ali que Acabe encontrou a morte, por haver permitido o assassínio de Nabote, e por causa de seus inúmeros outros delitos. A dinastia de Acabe também foi extinta por Jeú. Ver 11 Reis 9:14-37; 10:1-11. Após esse incidente, não mais ouvimos menção à cidade de Jezreel, senão já em Oséias (1:4 e 2:22). f: possível que o local tenha sido virtualmente abandonado. Pelo menos é certo que os monarcas de Israel o fizeram. Os trechos do livro apócrifo de Juditel:8; 4:3 e 7:3 mencionam essa cidade, mas já com o nome mais recente de Esdrelom (vide). Quanto a detalhes sobre a matança realizada por Jeú, em Jezreel, ver o artigo separado sobre Jeú. Nos dias de Eusébio e Jerônimo, dois dos chamados pais da Igreja antiga, Esdrelom continuava sendo uma populosa aldeia, então chamada Esdraela. Também era conhecida como Stradela (Itin. Hieros, par. 586). No tempo das cruzadas, os francos chamaram-na de Parvum Gerinumao passo que os árabes lhe davam o nome de Zerin, Tem sido identificada com a moderna aldeia de Zerin, ao pé do monte Gilboa, a meio-caminho entre Megido e Bete-Seã, Situada em um lugar elevado, ela domina o vale que jaz a leste de Bete-Seã,

3. O vale de Jezreel (Jos. 17:16; Jui. 6:33; Osé. 1:5).Esse vale fica situado entre as serras dos montes Gilboa e Moré. Seu extremo leste é limitado pelo rio Jordão. É a porção suleste de um vale mais extenso que divide a Galileia, ao norte, de Samaria, ao sul. O vale de Megido também é parte do vale de Jezree1. Ao tempo da conquista da Terra Prometida; essa região era ocupada pelos cananeus. Sua principal cidade era Bete-Seã, Os cananeus dispunham de carros de combate de ferro, que lhes permitia manobrarem na planície. Quando Gideão era juiz de Israel, os medianias, os amanequinas e outros povos habitavam nesse vale. Foi nesse vale que Gideão e seus trezentos homens aterrorizaram o inimigo e obtiveram uma tremenda vit6ria(ver Jui. 7). Duzentos anos depois de Gideão, Saul foi derrotado ali pelos filisteus (I Sam. 29:1-11; 31:1-6).

4. Torre de Jezreel, Essa era uma fortificação existente na cidade de Jezreel (11 Reis 9:17).

5. Campo de Jezreel. Esse era um campo ou terreno contíguo à cidade de Jezreel, onde ocorreu o crime de Acabe e Jezabel contra Nabote, e também a morte de Acabe (11 Reis 9:10,21,36).

6. Muros de JezreeI. As muralhas da cidade, onde havia uma trincheira que protegia a cidade de ataques inimigos. Foi perto dali que ocorreu o assassínio de Nabote (I Reis 21:23).

7. Fonte próxima de JezreeI. Foi perto dessa fonte que Saul e suas tropas acamparam antes da batalha do monte Gilboa (I Sam. 29: 1). Na região continua havendo um abundante suprimento de água, devido a fontes existentes a leste da moderna cidade de Zerin, que corresponde a Esdrelom e a Jezreel, em tempos mais antigos. Ver os artigos sobre Esdrelom e sobre Zerin.

8. Sangue de Jezreel, Isso alude à cidade como o lugar de derramamento de sangue, primeiro aquele provocado por Acabe, no caso do assassinato de Nabote e, em segundo lugar, pela sangrenta eliminação da casa de Acabe, por ato violento de Jeú. Ver Osé. 1:4. Essa referência bíblica mostra que apesar de Jeú ter cumprido uma diretiva divina concernente à dinastia de Acabe, ele também mostrou ser um homem cruel e 'sanguinário, que servia, em primeiro lugar, aos seus próprios interesses, pelo que precisou ser, ele mesmo, julgado por Deus.

CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. pag.509, 510.



2. A horta de Acabe

O capricho de Acabe (juntar a vinha de Nabote à sua propriedade, a fim de a transformar numa horta - uma vinha seria, normalmente, terreno pouco indicado para tal fim - não foi satisfeito por razões de ordem religiosa (3; cf. Lv 25.23-28).

NOVO. Comentário da Bíblia. 1 Reis. pag.55



Acabe estava descontente em um palácio. Tinha a sua disposição todos os prazeres de Canaã, esta terra aprazível e desejável; tinha a riqueza de um reino, e os prazeres de uma corte, a honra e o poder de um trono. contudo, nada lhe poderia servir se não tivesse a vinha de Nabote.

HENRY. Matthew. Comentário Bíblico. 1 Reis pag.37, 38.



III - O FRUTO DA COBIÇA

1. Falso testemunho.

Jezabel planejou um esquema que parecia legal, a fim de conseguir a terra para seu marido. Eram exigidas duas testemunhas para se estabelecer a culpa, e o castigo pela blasfêmia era morte por apedrejamento. Os que torcem a lei e os procedimentos legais para conseguir o que querem em nossos dias podem ser mais sofisticados em seu procedimento; porem, ainda são culpados do mesmo pecado.

APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia de estudo. CPAD pag.498.



Vv. 5-16. Quando, ao invés de uma ajudadora idônea, o homem tem uma esposa inescrupulosa e enganosa, que assume a forma de um agente do Diabo, ainda que seja amada, os efeitos esperados podem ser fatais. Jamais os príncipes haviam dado ordens mais perversas, do que as que foram estabelecidas por Jezabel aos príncipes de Jezreel. Nabote deveria ser assassinado sob o pretexto da religião. Não existe maldade tão vil e horrenda; porem, às vezes, a religião tem sido tomada para encobrir fatos como este. Além do mais, deve ser feita sob a aparência de justiça, e com as formalidades do processo legal.

Assombremo-nos da maldade do mal, com base nesta triste historia, e do poder de Satanás nos filhos da desobediência. Encomendemos o resguardo de nossa vida e de nossas consolações a Deus, porque a inocência nem sempre será a nossa segurança; e regozijemo-nos por saber que tudo será ajustado a justiça naquele grande dia.

HENRY. Matthew. Comentário Bíblico. 1 Reis pag.37.



2. Assassinato e apropriação indevida

1-16. Acabe mata Nabote.

Nabote estava religiosa e legalmente certo ao conservar a propriedade dos seus ancestrais (cf. Lv 25.10-17, 23-24, 34). Acabe percebeu isso. Porem, sua ímpia cobiça o dominou. Jezabel zombou das regras religiosas israelitas, 5-7, e concebeu um plano diabólico para assassinar Nabote e tomar sua vinha, 8-14. Acabe foi levado a ruina pela ímpia esposa, 15-16.

MERRILL. Frederick Unger. Manual Bíblico Unger. Editora Vida Nova. pag.176.



IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA

1. Julgamento divino.

O texto nos mostra que o nosso Deus é em primeiro lugar onisciente. Acabe fez suas ações sem o conhecimento do povo, mas não de Deus. Ele inspeciona todas as ações dos homens. Ele é um Deus que perscruta todas as nossas motivações. Isso nos leva à conclusão que nada está oculto aos seus olhos. Por outro lado, o relato nos mostra que o Senhor é grande juiz. Ele faz com que experimentemos o amargor de nossas ações quando elas estão erradas. Essa passagem também demonstra que todo julgamento atende ao propósito de Deus.

GONÇALVES, José. Porção Dobrada, CPAD 2012 pag.90.



Elias reprova Acabe e coloca o seu pecado diante de seus olhos. A condição do homem que se coloca na posição de inimigo da Palavra de Deus e extremamente desgraçada; os que estimam como seus inimigos os ministros da Palavra, por estes lhes dizerem a verdade, em breve estarão em desespero.

HENRY. Matthew. Comentário Bíblico. 1 Reis pag.37



2. Arrependimento e morte.

17-29. Elias pronuncia a condenação. Os cães lamberam o sangue de Acabe no local em que ele assassinara Nabote, 19 (cf. 22.38), e cães devoraram o cadáver de Jezabel junto da parede em Jezreel (2Rs 9.30-37). Jorão, filho de Acabe, também colheu as consequências dessa maldição, sendo assassinado por Jeu no mesmo lugar (2Rs 9.25-26).

MERRILL. Frederick Unger. Manual Bíblico UngerEditora Vida Nova. pag.176.



Acabe vestiu-se da roupagem e do aspecto exterior do arrependimento; porem, o seu coração não se humilhara nem mudara. O seu arrependimento era somente exterior, para ser visto pelos homens. Que este exemplo possa animar a todos os que verdadeiramente se arrependem, e que sem fingimentos creem no Evangelho, porque se o que finge estar arrependido volta para casa reprovado, sem duvida, o arrependido que sinceramente crê voltara para casa justificado.



HENRY. Matthew. Comentário Bíblico. 1 Reis pag.37, 38.



ELABORADO: Pb Alessandro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário