Seguidores do Blog

13° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 A ATUALIDADE DOS ÚLTIMOS CONSELHOS DE TIAGO


A ATUALIDADE DOS ÚLTIMOS CONSELHOS DE TIAGO
Caro professor, mais um trimestre se finda. Nesta oportunidade é hora de fazermos um balanço da nossa atividade de magistério cristão. E necessário que algumas perguntas sejam feitas, tais como: Tenho alcançado os objetivos propostos em cada lição? Os meus alunos têm crescido espiritualmente e como pessoas? Estas são perguntas que só você pode fazê-las e respondê-las.

12° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 OS PECADOS DE OMISSÃO E DE OPRESSÃO


OS PECADOS DE OMISSÃO E DE OPRESSÃO
O amor cristão deve se manifestar em todo e qualquer ambiente que demanda o relacionamento humano. Principalmente nos círculos cristãos. Naturalmente, o amor de Cristo, não é nem pode ser um amor de viés obrigatório, pois amor compelido não é amor verdadeiro. O amor demonstrado por Jesus nos designa a ser um e somente um corpo com Ele. Por isso podemos destacar alguns desdobramentos do amor na relação profissional entre funcionário e patrão.

11° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 O JULGAMENTO E A SOBERANIA PERTENCEM A DEUS


O JULGAMENTO E A SOBERANIA PERTENCEM A DEUS
Diz um ditado popular: "Antes de apontar um dedo para alguém, lembre que há quatro apontados para você". Se esta simples recomendação fosse levada em consideração, muitos mal entendidos seriam evitados. É impressionante como há pessoas que se julgam acima do bem e do mal. Com isso não queremos dizer que não temos a legitimidade de interpretar quando alguém está ou não agindo de maneira dissimulada. Mas o que está em questão nesta seção bíblica de Tiago (4.11-17) é o estilo de vida que a pessoa desenvolve sob a perspectiva de ser superior a outra pessoa.

10° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA


O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 59, p.41.
Por que existem conflitos, discórdias e males entre as pessoas cristãs? Tiago, o meio-irmão do Senhor, retoricamente, pergunta: "Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites que nos vossos membros guerreiam?" (v.1). Esta é a origem dos conflitos e das discórdias que o autor da epístola descreve na seção bíblica 3.1-3. Quão enganoso e destrutivo é o coração humano!

9° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA


A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 59, p.40.
Aonde há inveja, espírito faccioso e o mal, não se pode dizer que há ali uma sabedoria do alto. Tiago responde que ela "é terrena, animal e diabólica". Onde existe esta sabedoria reina a inveja, o espírito faccioso, a perturbação e toda espécie de perversidade. É incrível o poder que os sentimentos ora citados têm em produzir danos terríveis à saúde psíquica das pessoas por eles atingidos. Imagine conviver num lugar durante anos, onde se presencie apenas a inveja, a disputa, a perturbação e a perversidade? E se este lugar for o ambiente que pensamos ser o mais perfeito do mundo, a igreja?

8° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 O CUIDADO COM A LÍNGUA


O CUIDADO COM A LÍNGUA
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 59, p.39.
Houve no movimento evangélico brasileiro um tempo em que muitos acreditavam na palavra rhema — a bem da verdade ainda existe, mas o frenesi cessou. A ideia desse movimento era a de que a nossa palavra tem o poder tanto para abençoar quanto para amaldiçoar uma pessoa. Mas esta bênção ou maldição era embasada numa perspectiva mágica, como se o que se falasse acontecesse instantaneamente. E o texto usado para justificar este tipo de "experiência" era este de Tiago 3.9,10. Naturalmente, este não é o ensino de que se referia o meio-irmão do Senhor.

7° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS


A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 59, p.39.
Como chegar ao lar de uma pessoa que se encontra em necessidades materiais e apenas orarmos por ela dizendo "Deus está no controle de tudo"? Tal atitude é a que Tiago chama de fé sem obras. A fé vivida apenas no campo da mera especularização espiritual é uma fé sem vida, encanto e compromisso com o outro. A verdadeira fé consiste em amar a Deus acima de todas as coisas, com toda a nossa força, de todo o nosso entendimento, de toda a nossa alma e de todo o nosso coração (Mc 12.30,31). Uma fé simples, entretanto, de uma implicação inimaginável.

6° LIÇÃO 3° TRIMESTRE 2014 A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS


A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 59, p.39.
Imagine a hora do culto vespertino! O coral se apresenta de maneira solene e, de repente, adentra ao recinto um mendigo; sujo, bêbado, gritando. Qual seria a tua reação? O exemplo ora citado é extremo. Mas passível de acontecer em qualquer igreja. Todavia, o público o qual Tiago está se referindo não diz respeito apenas aos mendigos, mas às pessoas economicamente menos abastadas. Para Tiago, o pobre não é apenas o mendigo, mas quaisquer pessoas que em um dado momento da vida precisa de algo necessário à sua subsistência.